Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

III CEARÁ DAS RABECAS: MEMÓRIA, MÚSICA E TRADIÇÃO

 Mestre João Geminiano
Um festival que ressalta e engrandece as tradições culturais nordestinas começou na última terça-feira, 13. É a terceira edição do Ceará das Rabecas que prosseguirá até o próximo domingo, 18, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mostrando a tradição do instrumento e a manifestação cultural que o envolve. 
Treze rabequeiros apresentam-se no palco, também  plataforma de expressão para orquestras, violeiros e pífanos. O público  pode  conferir apresentações de artistas oriundos de dezessete municípios cearenses, entre eles: Juazeiro do Norte, Quiterianópolis, Baixio, Tauá, Varjota e Quixeramobim. 
Mantendo o intuito de ser um espaço de relação com as várias vertentes que envolvem a manifestação rabequeira, o Ceará das Rabecas continua com as atividades de formação. Neste ano, o Seminário Cultura e Tradição traz uma discussão acerca do cenário cultural que se desdobra em dois aspectos. No primeiro dia de atividades (17), a diversidade de expressões culturais encontradas na região do Cariri será tema da mesa que terá como convidados Marcio Mattos (Música da UFC Cariri), Joseilda Muniz (Pesquisadora em memória das tradições Orais e de sua relação com o escrito), Lucia Helena de Brito (Pesquisadora em Cultura Popular e Práticas Socioculturais de Leitura (UECE)) e Paulo Mouta (Luthier da AGUA). Já no segundo dia (18), o assunto é bandas de música no contexto cearense. José Brasil de Matos Filho (Escola de Música da UFC Sobral), Rômulo Santiago (Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), Wellington Sousa (Compositor e arranjador) e Sanae Som (Pesquisadora em Patrimônio Imaterial pelo IPHAN) vão conversar sobre a importância destas composições que alegram as comunidades. 
O conhecimento a ser passado durante as oficinas segue a mesma linha dos anos anteriores: xilogravura, fotografia, construção e toque de rabecas. Entretanto, a terceira edição do evento vem com três boas novidades: a realização de atividades em diferentes ambientes públicos, uma exposição fotográfica e um roteiro de apresentações musicais itinerantes pela cidade. 
O chamado Rabecas de Bolso consiste em uma série de shows de rabequeiros realizada nos dias 15 e 16 de agosto em espaços abertos como os terminais de Messejana, Siqueira, Estoril, Biblioteca Dolor Barreira e Cuca Che Guevara.
Outra novidade será iniciada no dia 16 de agosto. No Espaço Multiuso do Dragão, às 18h30min, acontece a inauguração da exposição Velhos Novos Rabequeiros, com fotografias de Francisco Sousa e curadoria de Gilmar de Carvalho. O acervo foi gerado ao longo da pesquisa realizada há mais de dez anos através de vivências com moradores dos sertões cearenses que revelaram estórias de fé, emoção e sonhos.
O III Ceará das Rabecas tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e  apoio institucional do Governo Federal - através da Lei de Incentivo à Cultura, e Articule Captação Sustentável.  A realização e produção e da Mungango Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário