Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO EM ALAGOAS

Piranhas as margens do rio São Francisco
O estado de Alagoas foi o primeiro do país a apresentar um plano de turismo com as novas Diretrizes do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.  Alinhado às novas diretrizes, o plano  prevê identificação de regiões com vocação turística, investimentos em qualificação profissional, infraestrutura e gestão do turismo.
O objetivo do Estado é levar o turismo para o interior do estado e valorizar regiões de quilombolas, antigos engenhos de cana de açúcar e centros históricos como Penedo, Marechal Deodoro e Piranhas, além dos 230 km de praia e do rio São Francisco, que corta 12 municípios.
O plano de turismo prevê, entre outras metas, o aumento de 20% no fluxo de turistas; acréscimo de 15% no tempo de permanência do visitante; aumento do gasto médio em 20% e elevação dos empreendimentos registrados no Cadastur (o cadastro dos prestadores de serviços turísticos) em 20%. As metas devem ser atingidas até 2016.Se as metas forem alcançadas, Alagoas deve passar do 16º destino mais procurado para a 7ª posição.
Interlocutor do Programa de Regionalização de Alagoas, Renato Lobo, afirma que é essencial investir em qualificação profissional, especialmente em um estado que tem o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário