Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CULTURA E TURISMO - Vicente Alencar -20-02-2014.

Vicente Alencar - Abrajet CE
1 - O escritor Nicodemos Araújo, da Academia de Letras dos Municípios do Ceará-ALMECE, em conversa conosco, mostrou um bem elaborado trabalho sobre o município de Alto Santo, ressaltando,  inclusive, as potencialidades turísticas daquele município. Com seu livro, que circulará, ainda este ano, mostrará locais que interessarão, de peerto, aos cearenses e turistas de outros Estados. De principio, estudos importantes sobre o Açude Castelão.

2 - Professor João Soares Lôbo navega, com tranquilidade, ímpar, na Língua Portuguesa e na Língua Italiana, lecionou com desenvoltura   na UFC, os dois idiomas, volta, agora, a sua verve de poeta. Vem de produzir o volume "Andanças de Amor", colocando em destaque sua alma de poeta, numa obra que agradará a gregos e troianos. O poeta que, durante anos, dormiu em seu peito, acordou para a plenitude de sua produção.

3 - O Parque da liberdade, construido em redor da Lagoa do Garrote, no centro da Cidade de Fortaleza, em frente à Igreja do sagrado Coração de Jesus, terreno doado para sua construção pelo Barão de Aratanha, é um dos locais mais bonitos de Fortaleza,  e que poderia ganhar uma nova roupagem para a visitação pública. Tendo seu nome mudado, anos depois, para a Cidade da Criança, onde alí funcionou estabelecimento de ensino (Escola Alba Frota), continua um lugar lindo e dos mais agradáveis de  Fortaleza.

4 - Amplamente revitalizada, a Sociedade Cearense de Geografia e História dará posse, em sua reunião de março, provavelmente, no dia  17, às 18h30min, faltando  apenas a confirmação se será mesmo naquele dia. São historiadores e pessoas comprometidas com Fortaleza, como por exemplo, o médido José Maria Chaves, que já foi presidente nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-SOBRAMES.

5 - Os 150 anos de nascimento de Alberto Nepomuceno, que transcorrerá  em julho vindouro, bem que poderia ser objetivo de colaboração com o Turismo, em nossa terra. Maestro famoso, o maior nome nacional a difundir a música erudita, além de adaptar à letra a música do Hino Nacional Brasileiro pra que pudesse ser cantado, pois, quando foi inicialmente apresentado, era impossível cantá-lo - o maestro nascido em Fortaleza em 6 de julho de 1864 é um nome que em todo o Brasil conhece - , e é necessária uma programação festiva para cultuar sua memória.

6 - A tarde desta quinta-feira, a partir das 16 horas,mais uma reunião da Academia Cearense de Retórica. Maurício Cabral Benevides apresentará a programação do ano, inclusive, do mês de abril, quando, no dia 17, a entidade estará completando 35 anos.

7 - O Turismo carnavalesco do Ceará tem muita desenvoltura no interior do Estado, está com programação bem coordenada em Camocim, Paracuru e Beberibe, locais tradicionais da folia. Fontes de Baturité adiantam que, todos os hoteis e pousadas da Cidade já estão reservadas e, que ali se realizará, talvez, o melhor Carnaval dos últimos anos.

8 - Hoje (quinta-feira) e amanhã (sexta-feira) quando não haverá narração de futebol pela Rádio  Assunção Cearense AM 620, estaremos apresentando o nosso PROGRAMA VICENTE ALENCAR - ESPORTE, CULTURA E ESPORTE das 21 as 22 horas. Músicas, poemas, trovas e a Crônica da Noite. Um pacote que você não ouvirá em nenhuma outra Emissora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário