Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

METTING INTERNACIONAL EM MANAUS - POTENCIALIDADES DO AMAZONAS MOSTRADAS PARA O MUNDO

Com o auditório do salão Tarumã do Hotel Tropical  Ecoresort  lotado de autoridades e convidados, o Governador do Amazonas, Omar Aziz,  abriu, solenemente, na noite de 12 último,  o Meeting Internacional de Turismo e Esporte Copa 2014, coordenado pela Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Estado do Amazonas (ACLEA), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e o Sindicato dos Jornalistas do Amazona.  A noitada foi de muita cordialidade e comunicação, oportunidade em que o chefe do Executivo amazonense fez um retrospecto sobre o ótimo momento vivido pelo seu Estado, garantindo que ele fará bonito durante a próxima Copa do Mundo, com a Arena dos jogos ficando pronta  em abril próximo  e a cidade preparada para bem receber os visitantes
O evento, realizado entre 12 e 16 últimos, contou com o patrocínio oficial do Governo do Amazonas, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AMAZONASTUR), teve participação efetiva de jornalistas  representantes de todos os países das Américas e de outros continentes que estão na Copa do Mundo, além daqueles que terão seleções jogando em Manaus. Ao  todo, 21 pertenciam à Associação Internacional de Imprensa (AIPS); 14, à Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE): e 15, especializados em turismo. Eram jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil, periodistas europeus e das Américas e também os especializados em turismo, à frente Hélcio Estrela, presidente da Abrajet Nacional. 
ALCANÇADOS OS OBJETIVOS -  Apoiando a iniciativa  da ACLEA e da Abrajet/AM, , os promotores e patrocinadores do encontro  atingiram  o objetivo de mostrar as potencialidades  econômicas e turísticas do Estado do Amazonas e apresentaram   o trabalho de infraestrutura desenvolvido pelo Governo do Estado para os jogos da Copa do Mundo de 2014., como uma das sedes.  Daí que os visitantes tomaram conhecimento para divulgar nos seus órgãos o vertiginoso progresso desta parte da Região Amazônica. Nas palestras e visitas técnicas programadas, vários destaques; inclusive  de Danilo Matos, do prof. Ademar Afonso e da Secretária da Juventude, Desporto e Lazer, Alessandra Campelo,  na Vila Olímpica; das potencialidades da Honda, com informações pormenorizadas do gerente de relações institucionais Mário Susumu Okubo e do Superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, este discorrendo sobre a relevância capital da instituição para o real desenvolvimento da região. Registre-se que tanto os jornalistas esportivos quanto os de turismo  fizeram reuniões específicas, abordando assuntos da especialidade. 
VISITAS -Entre as atividades vividas, os jornalistas estiveram no Mercado Adolpho Lisboa; no Palácio da Justiça, local de grande acervo cultural, momento em que o Secretário da Cultura, Robério Braga apresentou  os valores culturais, materiais e imateriais da terra amazônica; no Teatro Amazonas,  onde houve a maravilhosa   apresentação da Orquestra Filarmônica.. Fecharam o ciclo de visitas  o Centro Cultural Povos do Amazonas, o Centro de Convenções e a  Arena  da Amazônia Vivaldo Lima, uma praça de esportes moderna e com design bastante avançado e que deverá estar concluída  totalmente em abril próximo.  
LAZER E GASTRONOMIA– Foi das mais caprichadas a programação referente ao lazer e gastronomia. Um destaque especial o passeio de barco para conhecer o Encontro das Águas,  dos rios Negro e Solimões, quando os jornalistas passearam  por  igapós, em plena floresta inundada com flora e fauna exuberantes e conheceram  a famosa planta aquática Vitória Régia. Proveitosa também foi a ida ao Mercado Adolpho Lisboa, local de exposição e venda do melhor  e mais rico artesanato amazônico.
Uma referência especial para o conhecimento do melhor da gastronomia do Amazonas, com os deliciosos pratos à base de pirarucu e tambaqui. Capricharam, em ambientes alegres e saudáveis, entre outros,  os restaurante da Vila Olímpica, do Tambaqui de Banda, do Picanha Mania, da Cachaçaria do Dedé  e do próprio Hotel Tropical. Em todos, os jornalistas observaram a alta qualidade do serviço, aliada à gentileza e fidalguia dos proprietários e empregados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário