Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SINCRETISMO RELIGIOSO NOS 30 ANOS DA SAPUCAÍ

A Prefeitura do Rio, através da Riotur, em parceria com a Liesa, promoverá no próximo dia 23, às 19h, uma grande festa para celebrar o aniversário de 30 anos da Marquês de Sapucaí, com a participação de integrantes de todas as escolas de Samba dos grupos A e Especial. O público que estiver presente na Passarela Darcy Ribeiro poderá assistir a um belo cortejo comemorativo e receber a benção de Padre Jorjão.
A festa começará com a já tradicional lavagem da pista do Sambódromo, que este ano vai ser ainda mais especial: o rufar dos tambores e a fanfarra dos clarins anunciarão a chegada das mães de santo, lideradas por Maria Moura, tradicional baiana da Imperatriz Leopoldinense, que vão limpar a pista com água de cheiro – uma mistura de águas de mar, de cachoeira e de rio, usando vassouras feitas de ervas. Em começa o cortejo. Em forma de desfile, trará a imagem de São Sebastião e será apresentado pelo ator Milton Gonçalves. O evento promete emocionar o público com a apresentação de todos os casais de mestres-salas e porta-bandeiras das escolas do grupo especial e Série A, que dançarão ao som de grandes sambas-enredos que marcaram o carnaval carioca. 
A pista da Sapucaí também será ocupada por um grupo de crianças, representando o futuro e serão seguidos por 35 casais retratando as velhas-guardas. Depois será a vez de o  Sambódromo receber 30 baianas que carregarão palmas  brancas e vermelhas, defumando a Sapucaí com incenso. As orações ficarão a cargo de tia Nilda, da  Mocidade Independente de Padre Miguel. Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de acordo com as religiões afro-brasileiras, serão saudados ao som de seis atabaques.
Para demonstrar todo o sincretismo religioso brasileiro, o Padre Jorjão abençoará a Sapucaí rezando o Pai Nosso junto ao público. E Tia Nilda, da  Mocidade Independente de Padre Miguel, fará uma oração. Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de acordo com as religiões afro-brasileiras, serão saudados ao som de seis atabaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário