Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

288 ANOS ? - MEIA MARATONA E SHOW NO ANIVERSÁRIO FORTALEZA


A Prefeitura de Fortaleza promoverá no próximo domingo, 13, data comemorativa dos 288 anos da Capital, grandes eventos com os mais destacados sendo a Meia Maratona e, à noite, o grande show musical, em que é figura principal o cantor José Ramalho. 
AS CONTROVERSIAS – Desde a década de 1940, estudiosos discutem sobre a data exata da fundação de Fortaleza.  Na realidade, em  13 de abril de 1726  o rei de Portugal, dom João V, elevou o povoado à categoria de vila.. Mas há registros de que há 405 anos o povoado já existia.  Era corrente que a cidade de fato começara na Barra do Ceará, como defende os historiadores Ismael Pordeus e Adauto Leitão, com a construção, por Martins Soares Moreno, em 20 de janeiro de 1612, do Forte São Sebastião. Contudo argumenta-se que o forte Schoonenborch, erguido pelo holandês Matias Beck, em 10 de abril de 1649, onde hoje é a sede da 10ª Região Militar, na realidade é o marco oficial da fundação de Fortaleza como cidade. As tentativas da mudança da data ainda hoje continuam. Mas o fato é que, embora tentativas frustradas de mudança na Câmara Municipal, 13 de abril de 1726 continua oficialmente como o dia oficial da fundação da nossa bela, mas maltratada Fortaleza, também consagrada de Nossa Senhora da Assunção.  
12ª MEIA MARATONA - Nas comemorações dos 288 anos de Fortaleza e 366 anos do surgimento do Exército Brasileiro, no domingo, 13,  entre outros festejos, a Prefeitura promoverá a 12ª Meia Maratona de Fortaleza, evento que está atraindo o interesse não apenas dos profissionais do ramo mas de amadores também. . 
A Meia Maratona Internacional de Fortaleza possui 33 categorias nos percursos de 21km (prova oficial), 10km, 5km e Corrida Guarapares 10km, com a presença de atletas militares e cadeirantes. A concentração, largada e chegada do evento será no bosque do Marina Park Hotel(Av. Presidente Castelo Branco, 400). A primeira largada acontecerá às 6h30.
PRESENÇA DA TAM - A TAM é a companhia oficial da 12ª Meia Maratona Internacional de Fortaleza, que será realizada no próximo domingo (13), quando as ruas da capital cearense estarão tomadas por corredores de diferentes regiões do Brasil e do exterior. 
A iniciativa da TAM visa a aproximá-la ainda mais de seus clientes e ainda comemorar o lançamento da rota Fortaleza - Miami em 31 de maio. O novo voo incentivará o desenvolvimento da economia da região. 
O SHOW E OUTRAS ATRAÇÕES - O cantor Zé Ramalho é uma das atrações do aniversário de 288 anos de Fortaleza.  A programação musical será no aterro da Praia de Iracema, a partir das 18h. Segundo a Prefeitura,  Zé Ramalho subirá ao  palco às 22h e deve relembrar sucessos como “Chão de Giz”, “Avôhai” e “Admirável Gado Novo”.
Além de Zé Ramalho, outras nomes de destaque da MPB animarão os festejos, como o Samba de Santa Clara, Nayra Costa, Lídia Maria, Khalil Gibran, Paulo Porto, Aparecida Silvino, Gustavo Portela, Manasses, Ludmila Amaral, Gustavo Serpa e Paula Tesser.
A programação também terá um espaço lúdico para as crianças, começando a funcionar às 17h, onde haverá atividades como gincanas, contação de histórias infantis, oficina de desenhos e de brinquedos com material reciclável, pintura facial, circo interativo, palhaços e shows com bandas infantis e brincadeiras diversas.
Além da programação no Aterro, o Estoril receberá mais uma edição da Feira de Artes. A programação, que será alusiva ao aniversário da cidade, receberá mais de 30 expositores, que trarão trabalhos de artes plásticas, decoração e antiguidades. Também  no domingo  haverá o lançamento do livro “Cherrizinho”, de Martine Kunz, , no Estoril. 
A Biblioteca Municipal Dolor Barreira, outro equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, trará também atividade em homenagem ao aniversário da cidade. Dentro da programação especial, amanhã,   a oficina História e Técnica da Ilustração em Gibis, com Diego José (cartunista, autor, editor e ilustrador), além de contação de histórias e sarau de poesias.
Em celebração ao Dia do Humorista, comemorado no dia 12 de abril, e como parte das comemorações do aniversário da cidade, 40 comediantes se reunirão na Praça do Ferreira amanhã,  numa atraente festa que promete muitas gargalhadas. A programação é uma realização do Escritório do Riso, com apoio da Prefeitura.
Finalmente, na próxima semana, entre os dias 14 e 16, haverá também o 5º Seminário do Patrimônio Cultural. O evento acontecerá na sede do CREA/CE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário