Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

CULTURA & TURISMO - VICENTE ALENCAR - 11/04/2014

Vicente Alencar - Abrajet CE
1 - O Distrito de Messejana raramente comemora o aniversário do escritor José de Alencar o filho mais ilustre do Ceará e que nasceu alí em 1º de maio de 1829. Em maio vindouro serão passados 185 anos do nascimento do autor de Iracema o seu maior agente turístico. Pena que pouca ente ou quase ninguém se movimenta neste sentido.
2 - O maior escritor brasileiro começou sua carreira de escritor no Correio Mercantil, do Rio de janeiro quando publicou o folhetim "Ao Correr da Pena". Em 1856 escreveu "Cartas sobre a Confederação dos Tamoios". Em 1857 publicou O Guarani. Sua obra prima IRACEMA seria publicada em 1865.
3 - A imagem de Alencar pode ser vendida pelos cearenses de maneira inteligente e brilhante em todo o Brasil pois a casa onde nasceu continua de pé, resistindo as chuvas e o sol e sua obra  está a cada dia mais lida e elogiada. É bom lembrar que na Bahia por exemplo tudo o que diz respeito a Castro Alves e Jorge Amado ganha promoção a toda hora. 
4 - A União Brasileira de Trovadores - UBT de Fortaleza que temos a honra de presidir, congrega grandes nomes da nossa literatura. Entre outros: Aloísio Bezerra, Cléa Campelo, Francinete Azevedo, Gutemberg Liberato de Andrade, Hilnê Costa Lima,  Ideusmar Faheina Chaves, Lêda Costa Lima,  Luiz Gonzaga Arruda de Figueiredo, Batista Soares, Jorge Pontes Lima, Neide Freire, Vital Arruda de Figueiredo, Dedé Lopes, Haroldo Lyra, Maria Luísa Bomfim, Argentina Andrade, Ana Maria do Nascimento, Zenaide Marçal, Giselda Medeiros, Clara Leda, Aírton Marinho, Francisco José Pessoa, João de Deus Pereira da Silva, Cel Paiva.
5 - Indo a São Paulo e desejando entrar na gastronomia baiana você encontrará um delicioso Acarajé e qualuer prato tipico da Boa Terra procurando a Bá. É assim que é chamada Helia Bispo,  quituteira famosa na Capital paulista. Enfocada em varias reportagens ela com o melhor sorriso recebe os turistas de todas as partes  do mundo. O telefone (11) 983125302. O e-mail: patuadabaiana@bol.com.br
6 - Solenidade comemorativa ao 35º aniversário da Academia Cearense de Retórica será realizada a partir das 19 horas e 30 minutos do próximo dia 15 na Academia Cearense de Letras, prédio do Palácio da luz, Rua do Rosário, 1. Traje esporte fino para os convidados. O presidente Mauricio Benevides discorrerá sobre as funções da Retórica  e o acadêmico Neuzemar Gomes de Moraes, pronunciará saudação a Arcádia pela passagem das Bodas de Coral. O colunista dissertará registrando dados históricos do sodalício.
7 - Segunda-feira, dia 14, retornaremos ao comando do PROGRAMA VICENTE ALENCAR, EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE pela Rádio Assunção Cearense 620 AM e para todo o mundo pela internet: radioassuncaocearense.am
O horário: 22 às 23 horas. Onde você estiver poderá nos ouvir através do seu computador ou celular.
8 - Na Cordilheira da Ibiapaba a exemplo da Cordilheira do Araripe o Estado do Ceará oferece varias opções para excepcionais passeios e temporada de férias.  Visitar Tianguá, Ipu, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, conhecer o Parque Nacional de Ubajara é muito interessante. Quem desejar ir ao Crajubar: Crato, Juazeiro e Barbalha, além de Jardim, Araripe, Porteiras, Antonina do Norte, entre outras, também vai aprovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário