Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

CURITIBA, UMA METRÓPOLE QUE SE DESTACA

JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA
Formada a partir de um pequeno povoado que reunia indígenas, portugueses e espanhóis, a cidade de Curitiba foi fundada no dia 29 de março de 1693. Cresceu fortalecida pela chegada de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos ao longo do século XIX. Ao completar 321 anos, Curitiba   é exemplo de um centro urbano planejado, com ótima qualidade de vida e acessibilidade e uma população com bom IDH refletido, entre tantos aspectos, no turismo e na cultura. 
É antiga a preocupação com o crescimento ordenado da cidade, em 1783, a Câmara de Vereadores da cidade instituiu o primeiro plano de urbanização. Em 1940, o arquiteto francês Alfredo Agache, elaborou um plano para a nova ordenação dos espaços com a construção e grandes avenidas como a Visconde de Guarapuava, Marechal Floriano Peixoto e Sete de Setembro. Mais recentemente, a partir de 1971, foi aprovado um novo plano diretor onde foram instituídas as ruas exclusivas para pedestres, a integração do transporte coletivo e os corredores de ônibus, entre outros
TURISMO DE QUALIDADE – O visitante que vai a Curitiba  lá encontra uma população receptiva e variadas formas para realizar um turismo de qualidade. São muitas as opções nas áreas culturais e de lazer. Uma maneira cômoda para uma visão geral é usar a  Linha Turismo, uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos. O roteiro começa na Praça Tiradentes e com opções para a Rua das Flores, Rua 24 Horas, o Museu Ferroviário, o Teatro Paiol, o Jardim Botânico, o Teatro Guaíra, a Estação Rodoferroviária, o Paço da Liberdade e o Memorial Árabe. Tem ainda visitação ao Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Birigui ente outros. Para completar o lazer, a cidade e ressaltada pelos seus excelentes restaurantes, com destaque no oferecimento dos bons pratos herdados da cozinha italiana. 
  O FESTIVAL DE TEATRO -  A partir da noite de 25 de março, começou a 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba.  A capital paranaense está  transformada  num grande e vibrante palco onde entram em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento. 
Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama, Mish Mash, Guritiba e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros. 
Um programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça El hombre venido de ninguna parte, da companhia chilena Gran Reyneta, O pequeno manual, A Pereira da tia e Os gigantes da Montanha. Há ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasileira de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Outro ponto marcante da programação deste ano é a presença de companhias estrangeiras. A escolha foi precedida por viagens de investigação. 
O ANIVERSÁRIO - Para comemorar o aniversário de 321 anos, a Prefeitura de Curitiba realizou muitas atividades no último fim de semana, dias 29 e 30 de março. A área verde da Pedreira Paulo Leminski, totalmente restaurada, foi aberta ao público com show de Roberto Carlos. No Parque Barigüi, a partir das 10h de sábado (29), realizouse a festa principal de aniversário com atividades de lazer, brinquedos infantis, atrações culturais e um bolo gigante para 5 mil pessoas que foi cortado às 16h. Um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba abriu a temporada com a peça Missa Lord Nelson, de Joseph Haydn. Na sexta, às 20 horas, na Capela Santa Maria e  no sábado,  às 18h30, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário