Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

SEM ESPERTEZAS NA VIDA

A gente parece acostumar-se com as coisas erradas neste mundo. Chegamos, às vezes, a pensar que quem procede, corretamente, é tolo e não consegue nada, na vida, em qualquer modalidade de atividade, ou mesmo nos relacionamentos com o semelhante.
O mundo é dos espertos – dizem alguns – e deve-se apelar para a conhecida “Lei de Gérson”, ou seja, levar vantagem em tudo, não importando quem estiver atrapalhando os desejos de poder, fama, riqueza e outras vantagens pessoais em detrimento do bem coletivo.
Que absurdo! Isso jamais deve ser filosofia de vida para quem tem personalidade e caráter e sabe que não se pode subir, na pirâmide social, atropelando as pessoas, pisando-as e não lhes dando vez, nem voz. O importante – para quem age dessa maneira – é chegar lá, embora com a consciência pesada, que travesseiro algum será capaz de aliviar a dor no inconsciente. 
Exemplos de mau-caratismo não faltam. Nas vias públicas, constatamos o retrocitado procedimento humano, o que é melhor denominá-lo de animalesco, ainda que os irracionais mostrem-se, em algumas situações, mais humanos do que os ditos animais racionais. A indiferença nossa com os indigentes, os moradores de rua, os idosos, os abandonados por familiares, em asilos, ou casas de recolhimento, é de envergonhar qualquer cristão.
Uma prova? Basta observar o desrespeito de alguns jovens com as pessoas de idade avançada. Se  nos ônibus, ocupam os lugares, destinados, por lei, aos maiores de 60 anos, e até fingem dormir, para não se levantar do local. Quanto cinismo e falta de educação! Esquecem-se de que, mais tarde, ficarão velhos também. Que exemplos podem dar esses moleques a seus atuais ou futuros filhos? Conclua, caro leitor!
Ah! E tem mais: já presenciamos motoristas de coletivos (ônibus e topiques), deixando pessoas idosas, nas paradas, pois, acima dos 65 anos, não pagam passagens. Será que não se lembram de que o mundo dá muitas voltas e podem sofrer idêntico preconceito mais tarde? Os tolos julgam que não envelhecem e podem agir, assim, com os senis. O pior é quando pessoas jovens xingam idosos, quando vão pagar as contas, ou sacar algum dinheiro, nas casas lotéricas, bancos, farmácias e em outros estabelecimentos comerciais. É de causar revolta esse abominável procedimento.
A rede de supermercados Pão de Açúcar e o Iguatemi (ação elogiável e os parabéns), citando exemplos, demarcaram alguns locais, para idosos, gestantes e deficientes físicos, que possuem ou vão de carro, quando forem fazer compras, pagamentos, ou sacar dinheiro nos caixas-rápidos. Estamos bobo de ver pessoas não-idosas tomarem a vaga de quem tem preferência pela idade, pelo estado de gestação, ou pela deficiência física. Se são flagradas, na ocasião, olham-nas com a maior cara-de-pau, como a dizer: “A vez é dos mais espertos e que se dane o resto.” Quanta falta de vergonha e de educação!
Presenciar cenas de total desrespeito aos habitantes idosos, gestantes e deficientes físicos, de determinada localidade, não deve pegar bem para quem nos visita. Nada de espertezas, na vida, pensando alguém somente em levar vantagem em tudo. 

Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário