Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A BNTM 2015 FOI A MAIS POSITIVA DOS ÚLTIMOS ANOS

A 24ª Brazilian National Tourism Mart, que se realizou efetivamente nos dias 28 e 29 da semana passada em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, foi a mais positiva dos últimos anos, segundo os participantes do evento. Feira exclusiva  para profissionais de turismo de todos os continentes, segundo constatamos,  rendeu frutos bastante positivos para o Turismo do Nordeste.
A BNTM 2015  terminou com 3.912 reuniões entre 226 investidores (buyers) e 116 fornecedores (suppliers). Das empresas interessadas em conhecer e vender o Nordeste, 67 eram brasileiras, 34 argentinas,  e 13 uruguaias, liderando o ranking. Mas o evento também recebeu  representantes de países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia, todos com interesse na região. 
No sábado, houve  pós-tours com os investidores estrangeiros pelas praias de Aquiraz, Cumbuco e Canoa Quebrada. "Essa é uma das vantagens de receber o evento. Os convidados podem ver in loco algumas das nossas atrações", destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
PROGRAMAÇÃO – Às 9 horas do dia 28 começou a feira, quando se realizou a solenidade inicial. Em seguida, os presentes visitaram os estandes. Houve várias apresentações,  como do Maracatu Vozes África (CE),  da Orquestra de Sopro de Pindoretama, com o maestro Arley França (CE) e o shows de Cainã Cavalcante (CE) e do mágico-palhaço cearense Goldini  e da Orquestra Vienna (PE).  A tarde foi dedicada às várias palestras. O dia seguinte foi todo reservado para as  rodadas de negócio.
Destaque-se que a 24ª BNTM teve duas aberturas. A primeira, no início da Feira, quando lá estiveram os secretários integrantes da CTI/Nordeste, à frente a presidente Jeanine Pires, secretária do Turismo de Alagoas.  À noite, no Mucuripe,  houve abertura festiva, ocasião em que os presentes conheceram as modernas instalações do Terminal Portuário, equipamento que mereceu muitos elogios dos visitantes. Houve esmerado e farto coquetel, ao som de músicas selecionadas.
 Registre-se  que os secretários de Turismo da Região, inclusive o do Ceará, Arialdo Pinho,  no ato inicial do evento, lamentaram que o Ministro de do Turismo não estivesse presente, sendo apenas representado  pelo diretor do departamento de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Walter Nunes Júnior,
DISCURSOS – Durante o ato inicial da BNTM,  falaram várias autoridades. O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, citou ações do Estado que visam fortalecer mais ainda o turismo, com a construção de equipamentos como o aeroporto de Jericoacoara. "11% do PIB do Ceará é formado por turismo. Queremos aumentar para 14%. O turismo é uma área essencial para a atual administração do Estado", destacou Arialdo. Mas também reforçou o investimento do Estado no turismo de negócios, fortalecido no Ceará com a estrutura disponibilizada no Centro de Eventos. "Turismo também é negócio. Em 1996, nós recebíamos 700 mil turistas por ano. Em 2014, foram mais de 3,2 milhões de turistas no Ceará", explicou Arialdo.
A presidente da CTI/NE e secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, explicou que a BNTM tem um papel fundamental para o estímulo às viagens ao Nordeste e ao Brasil. “O momento é favorável pela influência do câmbio, seja para os brasileiros ou para a vinda de estrangeiros. Nos quatro primeiros meses do ano houve uma diminuição de 16,01% dos gastos dos brasileiros em viagens internacionais, quando comparado a 2014. Esse é o momento de apostarmos na promoção do turismo doméstico e” diz Jeanine Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário