Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2015

PROJETO LIGA COMERCIALMENTE CEARÁ E ITÁLIA

A vice-governadora Izolda Cela
O projeto "Um mar de ideias", acordo comercial entre o  Porto do Pecém e o Porto de La Spezia, na Itália, poderá tornar o Ceará a porta de entrada comercial da Europa no Brasil. A assinatura do documento de cooperação foi realizada na tarde da última terça-feira (2), no Palácio da Abolição.
A vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, representou o governador Camilo Santana. Para ela,  um acordo deste tipo é importante para o Ceará, visto que estabelece uma cooperação com um porto de grande movimento e desenvolvimento, como o de La Spezia. 
O próximo passo será a criação de um grupo técnico de trabalho para fazer as estimativas de volume de negócios, segundo o presidente da  Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa.
O compromisso é uma parceria entre a Adece, Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearaportos), Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste (CCIE), Câmara de Comércio de La Spezia (CCIAA), Distrito das Tecnologias Marinas da Região Ligúria (DLTM) e Autoridade Portuária de La Spezia. Previsto inicialmente para funcionar durante três anos, o canal tem possibilidade de prorrogação.
Com a parceria, o Porto do Pecém será incluído ao projeto europeu WiderMos, coordenado pela Autoridade Portuária de La Spezia. Trata-se de uma única plataforma tecnológica capaz de realizar uma interface entre os sistemas informatizados dos portos participantes com o objetivo de assegurar e agilizar a gestão dos processos logísticos. "É praticamente uma linguagem comum a todos os operadores da cadeia logística por meio de uma plataforma informatizada", acrescenta o senador Lorenzo Forcieri, também presidente da Autoridade Portuária de La Spezia e Distrito Tecnológico Marinho.
VISIBILIDADE -  Para o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, esse é um dos primeiros passos para que o Porto do Pecém possa transformar-se porta de entrada para o Brasil. "Entendo que esse é o início de uma caminhada para que possamos verdadeiramente tornar o Porto do Pecém um hub (home urban business), explicou.
Sobre os interesses comerciais da Itália no Ceará, o Cônsul da Itália no Recife, Angelo Maria Bicciré adianta que as frutas estão entre eles. "O Nordeste tem um potencial futuro muito elevado tanto para produzir quanto para escoar produção para o mundo inteiro. Por isso,  Porto de La Spezia tem um interesse em estabelecer um canal de comunicação entre a Europa e a América do Sul", concluiu, abordando a importância do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário