O resultado da 24ª edição da Brazilian Tourism Mart (BNTM) - realizada no Centro de Eventos do Ceará superou as expectativas. O balanço aponta crescimento no volume de negócios em relação ao ano passado, subindo de R$ 250 milhões, em 2014, para R$ 263 milhões, este ano. Os números foram divulgados na segunda-feira (1º) pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), que organizou o evento em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Em termos de volume de negócios, foi o melhor resultado da história da BNTM, que teve início em 1992 e a cada ano é realizada em um dos estados do Nordeste.
O aumento deste ano pode ser atribuído à quantidade de encontros realizados entre fornecedores e operadores nacionais e internacionais. Foram 3.983 reuniões, número maior que as 3.662 inicialmente pré-agendadas. Na edição de 2014, realizada na cidade do Recife (PE), o total foi de encontros de negócios foi de 3.342. "O resultado foi bastante positivo, principalmente porque estamos em um período difícil na nossa economia. Mas isso mostra que o Nordeste é forte, principalmente quando está junto", aponta Luciana Lobo, secretária executiva do Turismo do Ceará.
A presidente Jeanine Pires afirmou que, a partir de agora, a CTI/NE vai trabalhar no processo de melhoria e reformulação do modelo da BNTM para as próximas edições ganharem ainda mais dinâmica e, consequentemente, avançarem nas relações comerciais.
Do total de compradores, o Brasil correspondeu por 22%, seguido pela Argentina (11,4%), Reino Unido (8,7%), Estados Unidos (7,6%) e Itália (5,7%). Países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia participaram pela primeira vez da BNTM. Em relação ao número de fornecedores, o Ceará, estado anfitrião, foi responsável por 35,8% do total, sendo acompanhado por Bahia e Pernambuco, que registraram 16,3% (15 representantes, cada). O público total do evento foi de 1.515 pessoas, entre visitantes, convidados, expositores, fornecedores e compradores.
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