Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2015

GUIAS DE TURISMO DEBATEM PROBLEMAS EM CONGRESSO

A importância da sustentabilidade na atuação do guia de turismo será o tema central do 35º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, que começou na quarta-feira,3, e se estenderá até o próximo domingo. 
O evento reúne profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores, empresários e empresas públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao setor. Na ocasião, o Ministério do Turismo apresentará o “Guia Turismo Acessível”, um site colaborativo que reúne centenas de avaliações de hotéis, restaurantes, parques e pontos turísticos relacionados à acessibilidade. No estande do MTur também haverá a distribuição de materiais promocionais, como a revista “Partiu Brasil”, que divulga destinos nacionais, e a orientação técnica para guias interessados em se cadastrar ou renovar suas inscrições no Cadastur. Representam o MTur no evento o diretor do Departamento de Produtos e Destinos, Wilken Souto, e o analista técnico da Coordenação-Geral de Competitividade e Inovação, Ricardo Tambosi.
Os guias de turismo desempenham papel estratégico para o desenvolvimento do turismo nacional. São eles os principais responsáveis por criar uma boa imagem do país. O Brasil tem atualmente 12.761 guias de turismo cadastrados no sistema nacional do Ministério do Turismo, o Cadastur. Entre os estados com maior número de guias cadastrados estão Rio de Janeiro (4.655) e São Paulo (1.810). 
A presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo, Irma Karla Barbosa afirma que o evento tem a função de qualificar e integrar os guias de todo o país, além de divulgar destinos.  “À medida que cada congresso é feito em um estado, estamos divulgando o que aquela localidade tem de bom para os turistas”, afirma. PROGRAMAAÇÃO - Na quarta-feira, 3 de junho, houve o credenciamento e a solenidade de abertura. Ontem e hoje, acontecem palestras e workshops. No fim de semana serão feitas visitas técnicas aos municípios de Chapada dos Guimarães, Pantanal, Nobres e Jaciara. 
O evento é realizado pela Federação Nacional dos Guias de Turismo e pelo Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário