Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

EXPRESSIVAS CONQUISTAS - 2017 É UM MARCO HISTÓRICO NO TURISMO DO CEARÁ

O ano de 2017 já pode ser considerado um marco na história do turismo do Ceará. O início das operações da empresa alemã Fraport na administração e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins; a conquista do centro de conexões das companhias Air France, KLM e GOL; a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara e o aumento do número de cruzeiros chegando a Fortaleza representam uma série de conquistas permitirão que o turismo – que já é uma das principais vocações do Estado – ganhe outro patamar.
A Fraport tem como projeção dobrar o número de passageiros que utilizam o Aeroporto Pinto Martins – que hoje é de aproximadamente 6 milhões de passageiros por ano – durante o período de concessão do equipamento à empresa alemã. O início do plano de ações da Fraport para o aeroporto tem investimento de R$ 600 milhões. A empresa está esperando aprovação do projeto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deve iniciar as obras até o início de 2018. A reforma contará com a extensão da pista e a inclusão de sete pontes adicionais, com mais vagas para as aeronaves.
Concomitantemente às obras de melhoria, o Aeroporto de Fortaleza passará a receber 26 novos voos, sendo 21 diários da GOL e cinco semanais do Grupo Air France-KLM. A conquista do HUB permitirá um aumento inicial de 50% no número de passageiros domésticos e 23% no de estrangeiros, representando um aumento de 1,5 milhão de passageiros. Atualmente, o Ceará recebe cerca de 3,3 milhões de turistas, sendo aproximadamente 10% de estrangeiros.
Com o aumento previsto na quantidade de visitantes – nacionais e estrangeiros – a expectativa é que haja um incremento no campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. Para o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, o hub muda a relação do Ceará com o mundo. 
O Secretário acredita que esses resultados são apenas o início dessa transformação, que será beneficiada também pelos aeroportos regionais, especialmente o de Jericoacoara, inaugurado este ano, e a impulsão da chegada de cruzeiros a Fortaleza. “O Aeroporto de Jeri é um marco para o Nordeste. O único grande acontecimento parecido foi Porto Seguro, há 30 anos. Nós entramos com um aeroporto muito bom e a tendência é que a gente abra o internacional”.
Dentro das negociações com a GOL, a partir de qualquer lugar, chegando a Paris ou Amsterdã, será possível ter conexão direta para destinos como Jericoacoara, Aracati, Sobral. Conforme adianta o secretário Arialdo, será lançada a partir de junho uma rede de voos internos com a GOL com aeronaves pequenas, de 12 lugares. “O turismo no Ceará ainda está inicial. O Ceará não tinha estrutura, isso já mudou muito e é papel do Governo ser indutor. Isso precisa permanecer independente de quem assuma”.
ATÉ PELO MAR-  Fortaleza é o ponto mais perto da Europa para a América Latina. Benefício para os voos internacionais e também os cruzeiros marítimos. Com o terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, mesmo ainda sem conseguir fazer a dragagem por falta de verba do Governo Federal, o cenário da chegada de navios mudou. Há quatro anos, Fortaleza  recebia poucos cruzeiros.
Neste ano, o Terminal do Mucuripe já recebeu 11 cruzeiros, totalizando quase 13 mil visitantes. Um não atracou por mau tempo. Outros dois estão previstos até o fim deste ano. O número de turistas chegando pelo porto em 2017 já é maior que o total de passageiros que vieram em todo o ano de 2016, quando a Capital recebeu oito navios, com 8.625 passageiros. Em 2015, Fortaleza recebeu sete navios com 18.585 passageiros ao todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário