Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

MAIS UM ANO QUE SE VAI

Antonio Jose de Oliveira
Pres ABRAJET CE
Chegamos ao final de mais um ano. Encerrando os artigos, em 2017, contando com a benevolência do amigo abrajetiano e diretor-editor do jornal online  Rota do Sol Turismo, jornalista José Carlos de Araújo, somente temos palavras de agradecimentos pelo que conquistamos, em termos de convivência familiar, com amigos, colegas de trabalho e, evidentemente, como jornalista de turismo, presidindo à Abrajet-Ceará, assessor de comunicação e ex-ouvidor, na Ematerce, na qual trabalhamos há 39 anos.
Registramos, humildemente, que, no decorrer de 2017, escrevemos artigos, elogiando as ações, tanto da iniciativa pública (Estado e Prefeituras), quanto da iniciativa privada, em prol do desenvolvimento sustentável e solidário do Turismo Cearense. Claro, também, que fizemos artigos, criticando, construtivamente, o que julgávamos incorreto, para a denominada “indústria sem chaminés”, em Fortaleza, e, em alguns municípios do Estado, portadores de atrativos turísticos.
Mas, no artigo desta semana, reportar-nos-emos a fatos que estão a merecer elogios, por parte do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, por intermédio dos seus secretários do turismo (Arialdo Pinho, da Setur) e Alexandre Pereira (da SetFort), com a vontade determinada de tornar o Estado e sua capital, no melhor polo turístico do Nordeste, suplantando as cidades de Recife e Salvador, buscando meios de atrair mais visitantes. Isso, claro, pondo em execução políticas públicas, que sejam motivo de orgulho e de satisfação para a população e os turistas. 
E vai a pergunta: como concretizar esse desejo? Evidentemente, melhorando e ampliando a infraestrutura física de suporte ao turismo, que impacta mais de 50 atividades socioeconômicas e culturais, sem falar de um grande atrativo, ou seja, a segurança pública, pois ninguém quer visitar polo turístico, onde a violência campeia, diariamente, fazendo com que parte dos habitantes viva trancafiada, em seus lares, com medo de sair e não mais voltar às suas residências.
Bem! Segundo o governador Camilo Santana, em seu discurso de agradecimento à ABIH-Ceará, na pessoa do presidente Eliseu Barros, seu Governo fará ainda mais pelo engrandecimento do Turismo Cearense, superando as metas da Setur, em 2017, aplicando mais verbas para a promoção turística, aqui, em alguns Estados da Federação e no exterior, levando em consideração a vinda de mais turistas estrangeiros com os voos da Gol/Air France/ Delta e de outras companhias aéreas, inclusive com aeronaves pousando, duas ou mais vezes, por semana, em Cruz, próximo à, mundialmente, famosa Praia de Jericoacoara, conhecida por Jeri, e, em Aracati, com a internacional praia de Canoa Quebrada.
Com a administração da Frapor, empresa alemã, que, em 2018, passará a gerir o aeroporto Internacional Pinto Martins, haverá ampliação de suas instalações e, do campo de pouso. Todos os esforços serão feitos, para colocar o Estado do Ceará e sua capital (Fortaleza) no “ranking” dos maiores mercados receptores de turistas brasileiros e estrangeiros. Isso tem um porém: dependerá de sua reeleição, para governador do Estado, em outubro de 2018. 
Bem, gente! O prefeito Roberto Cláudio reafirmou, em seu discurso de agradecimento ao governador Camilo Santana, que a parceria com o Estado continuará forte e firme, pois o reconhece como excelente governador e sempre preocupado, apesar dos seis anos consecutivos de secas, em fazer o melhor, embora com parcos recursos financeiros, nas áreas de educação, saúde e segurança pública, incluindo verbas, para serem aplicadas, na captação de água, quer para Fortaleza, quer para o interior. No tocante às ações da prefeitura de Fortaleza, serão também implantadas e implementadas, nas supracitadas áreas, seguindo os bons exemplos da administração Camilo Santana. 
Vamos torcer para que essas e outras ações, mencionadas, nesse pequeno espaço, venham a ser materializadas pelos governantes e pela iniciativa privada com a contribuição dos habitantes. Por último, caro leitor, nosso muito obrigado pela leitura e votos de Maravilhoso Natal, extensivo aos familiares, e um  2018 com saúde e melhor do que 2017! Que sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário