Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CRESCE O TURISMO DE AVENTURA EM TOCANTINS


A recente criação no Tocantins da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventuras (ABETA) é vista pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Lucio Flavo Adorno, como “uma construção a duas mãos de um projeto de crescimento do turismo no Estado, resposta do setor privado aos incentivos do Governo, que está implantando a infraestrutura turística e a qualificação dos prestadores de serviços, priorizando a profissionalização do setor”. Na sexta-feira, 19, pela manhã, aconteceu no auditório da Adtur, o encontro de operadores deste segmento, para conhecerem os planos da ABETA-TO.
Comandada pelo empresário Luciano Cohen, da Korubo Expedições, que opera o roteiro do Jalapão, a ABETA tem Massimo Desiati, da Quatro Elementos, como vice-coordenador e Marcio Turcato, da Rota da Iguana, como coordenador de Comunicação.
De acordo com Desiati, a Associação vai introduzir no Estado o Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo, e deve provocar maior competitividade entre as operadoras, aliada a procedimentos de segurança para o turista.
Para Luciano Cohen, o Jalapão é o carro chefe do turismo de aventuras no Tocantins e continuará ocupando o posto, mas a abertura do roteiro do Cantão, no oeste do Estado, é um importante passo para que o segmento cresça ainda mais rápido. Leonardo Azevedo, da CC Trekking, empresa que está vendendo de forma pioneira o pacote do roteiro “Lagos e Praias do Cantão”, observa que o ecoturismo já é o maior destaque do turismo tocantinense. Como atrativos daquela região turística, Azevedo incluiu em sua oferta a observação de pássaros, o safári noturno, trilhas aquáticas com canoas indígenas e caiaques.
A comissão eleita da ABETA-TO espera que outras operadoras se associem para fortalecer o segmento. O presidente da Adtur falou aos empresários sobre as oportunidades que virão com a implantação do Prodetur-Programa de Desenvolvimento do Turismo no Tocantins, que está sendo finalizado e que trará ao Governo os recursos financeiros para dotar o setor turístico de condições corretas para bem receber o turista. Segundo ele, a criação da ABETA no Estado e o Programa Aventura Segura, serão ferramentas para colocar o Estado no mapa nacional como o mais novo destino de turismo de aventuras e ecoturismo já estão inscritas na ABETA as operadoras Quatro Elementos, Korubo Expedições e Rota da Iguana. Devem filiar-se em breve a 40°no Cerrado, a CC Trekking e a Nova Aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário