Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FESTIVAL DE TEATRO AGITARÁ GUARAMIRANGA


Expectativa geral no Maciço de Baturité. Espetáculos teatrais por todos os lados, vão  agitar Guaramiranga este ano, de 03 a 10 de setembro, com o XVIII Festival Nordestino de Teatro - FNT. Praças, escadaria, ruas e outros espaços não convencionais vão receber os espetáculos da Mostra Nordeste, Mostra Paralela e grupos convidados. O pequeno teatro Rachel de Queiroz  também receberá alguns espetáculos.
Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga - AGUA, o FNT terá, em oito dias de programação, espetáculos teatrais e de cultura popular, shows, cortejos e lançamentos, além do Programa de Formação com ciclo de debates, oficinas e fórum, que este ano será focado no tema “O teatro e a poética do espaço”. A ideia é contribuir para a troca de conhecimentos nos campos das artes cênicas, promovendo um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões.
SELECIONADA POGRAMAÇÃO - Na noite de abertura, o Teatro de Anônimo, do Rio de Janeiro, apresentará  Roda Saia Gira Vida,  que estreou em 1994 e atingiu sucesso de público e crítica. Nos dia seguinte, começam os espetáculos da Mostra Nordeste, selecionados pela comissão formada por Silvero Pereira, Thiago Arrais e Vanéssia Gomes, que utilizaram como critério a qualidade do trabalho teatral, diversidade estética e como estes investigam o teatro de rua e o teatro na rua.
Na Mostra estão: Qualquer Coisa a Gente Inventa (Celeiro Cultural – BA), Charivari (Grupo Ninho de Teatro – CE), Flor de Macambira (Grupo Ser Tão Teatro – PB), Abajur Lilás (Grupo Imagens de Teatro – CE), Canto de Gregório (Grupo Magiluth – PE), Circoluz Brincante (Cia Tapete Criações Cênicas – MA), Flúvio e o Mar (Atores à Deriva Coletivo Artístico – RN), O Auto da Folia de Reis (Grupo Corpos Teatro Independente – PI) e Pólo Marginal - Opereta de Rua (Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel / IDS – Instituto de Desenvolvimento Social – PE).
MAIS ESPETÁCULOS - Ao longo da semana também acontecerá a Mostra Paralela, inteiramente dedicada a grupos cearenses, também selecionados. Este ano a mostra contará com: Pau que Nasce Torto, Mija Fora da Bacia (Grupo Cutubas); Terreiro de Histórias (Armadilhas Cênicas); A Revolta das Coisas (Organização Artística Pavilhão da Magnólia); Diferente Olhar Infinito (Grupo N Infinito); Triim (Grupo Barafustar de Teatro) e A Granja (Grupo Nóis de Teatro).
O XVIII FNT terá ainda espetáculos do circuito Palco Giratório, do SESC, e dois convidados para o encerramento, Circo Teatro Artetude (DF) e o Circo de Variedades Escênicas – Prismáticos (Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário