Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FOLIA DE REIS EM FESTIVAL DE PLANALTINA


 Brincantes da Folia de Reis reunidos em Planaltina

Começou no último dia 8 o XI Encontro de Folias de Reis da região, com rezas, ladainhas, comidas típicas e danças que fizeram a animação da semana no Distrito Federal. Durante quatro dias, vinte grupos representaram Minas Gerais, Goiás e o DF em apresentações inéditas, que envolveram fé, tradição e cultura. Além das danças típicas, um dos pontos altos da festa foi o palco principal, por onde passaram cantores nacionais e locais.  Logo na abertura, o público pode conferir o show de Almir Sater. Nos demais dias, artistas como Zé Mulato e Cassiano, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léo, Galvan e Galvãozinho, Márcio e Marcelo, e Flávio Brasil, Kleuton e Karen, Badia Medeiros, Vandeley e Valtecy, Diego e Gustavo, Luiz Faria e Silva Neto, e o Regional do Tico-Tico entre outros.
No intervalo das atrações, momentos de oração e confraternização. Os almoços e jantares dos foliões, representações teatrais e cantos de agradecimentos mantiveram a tradição da festa. O artesanato local também foi destaque em uma exposição. A organização do evento promoveu o concurso de presépios, com objetivo de incentivar os moradores a manter a tradição de montar a gruta em que Jesus nasceu. Os melhores trabalhos receberão prêmio de até R$ 2 mil.
A Folia de Reis comemora o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos vista pelas comunidades rurais. Iniciada em Portugal e trazida ao DF pelos candangos do Centro-Sul, a festa já faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário