Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

JANEIRO: FÉRIAS CHEGANDO


divulgada Brasil afora e em alguns países estrangeiros, com apoio financeiro  do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal (em menor escala) e de empresários que exploram os diversos segmentos do turismo local. A divulgação do potencial turístico cearense é motivo de elogios de nossa parte, pois sempre estamos a afirmar: turismo que não se anuncia, esconde-se.
Janeiro aproximando-se. Significa dizer época de férias. Estas lembram viagens a polos receptores de turistas que sabem receber bem e oferecer-lhes uma infra-estrutura de suporte, capaz de deixá-los satisfeitos e, além do mais, saírem divulgando os atrativos das localidades visitadas e da cultura prevalecente de suas comunidades.
Mas, se brasileiros e alguns estrangeiros ficam conhecendo o que o Ceará tem de belo, útil e agradável pelos veículos de comunicação de massa (rádio, jornal, televisão, revista, folder, outdoor, cartaz, banner e sites na Internet, o visitante, por outro lado, ao chegar a Fortaleza, depara-se com alguns senões na parte de infra-estrutura da cidade.
O turista, ao conhecer as praias, os ambientes de diversão pública, monumentos históricos, praças e outros atrativos decepciona-se com a sujeira, em suas imediações, as pichações, danificações nos monumentos e com a escassez de sinalização turística, sem falar de que algumas ruas da “Loira Desposada do Sol” não contêm placas nominativas.
O visitante elogia muito a hospitalidade do povo cearense, que gosta de receber visitantes, e os atrativos naturais, localizados no Litoral, Serra e Sertão. O artesanato, de modo geral, é alvo, também, de encômios, com afirmações do tipo: é criativo, original, variado, quer na parte de confecções, quer na modalidade couro, palha de carnaúba e sisal, sem falar de “souvenir”, encontrado no Mercado Central de Fortaleza, Centro de Turismo e em locais de visitação pública, a exemplo da Avenida Beira-Mar.
Bem! Ficamos por aqui. O espaço é limitado e o que escrevemos pode ferir a suscetibilidade de quem nasceu com a vocação de “lagartixa”, ou seja, viver sempre balançando a cabeça, concordando com tudo e com todos, mesmo que sejam algumas iniciativas prejudiciais ao desenvolvimento sustentável do turismo alencarino, mormente o de su


Antonio José  -Diretor - Secretário da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário