Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

SANTA FELICIDADE, “TUTTI BUONA GENTE”


Portal de Sta Felicidade
A multicultural Curitiba de largas ruas e belos parques tem muitos redutos étnico-culturais explicadas pelo histórico de entreposto comercial bandeirante. Fundada em 1693,  era importante parada comercial após a abertura da estrada de  tropeiros entre Sorocaba e Viamão.  Tornou-se capital da província do Paraná em 1853 e manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de grande quantidade de imigrantes europeus,  ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos. Italianos. No Século XX,  chegaram os japoneses (1915) e posteriormente libaneses, sírios, palestinos, russos. Outros europeus do leste também lá se estabeleceram,  contribuíndo para a diversidade cultural que permanece até hoje.
Mandalosso, Maior da América Latina
Os imigrantes italianos chegaram a  Curitiba em 1878. Eles vieram na maior parte das regiões de Vêneto e Trento, no norte da Itália, e se estabeleceram principalmente nas terras da portuguesa Felicidade Borges,  que doou parte de suas propriedades para se  fixarem os imigrantes italianos, Aí estão  as raizes do bairro Santa Felicidade. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros.
Casa dos Arcos, 1895
Durante o desenvolvimento da área, foi construída em 1891 a Igreja São José, em Santa Felicidade  atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos.  Em 1899,  surgiu a primeira escola. No inicio do século XX, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas edificações dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.
Hoje Santa Felicidade é um importante reduto gastronômico da cozinha italiana,  abriga inúmeros restaurantes.  O mais famoso deles o maior restaurante da América Latina, o Madalosso. Lá existem também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco. Eventos típicos,  como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições italianas de Santa Felicidade. A cultura alegre e festeira da pequena Itália curitibana   faz ver sentido na frase italiana “Tutti buona gente”. (Raimundo Paiva, editoria do “Rota do Sol”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário