Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

UM PORÉM NO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO ACQUÁRIO


Desde a quarta-feira (7), chegaram ao local onde vai ser construído o equipamento, na Praia de Iracema,  as estacas-prancha (800 peças,  confeccionadas em aço de alta resistência) que vão fazer a contenção do subsolo da edificação do Acquário Ceará. Estas estruturas metálicas formarão uma espécie de “cinturão” de 20 metros de largura por 200 metros de comprimento. Posteriormente, serão concretadas, constituindo a primeira fase da obra.
Conforme espera a Secretaria do Turismo do Estado, maior interessada na concretização do grande empreendimento,  a  montagem e o preenchimento com concreto devem começar ainda neste mês e a previsão para conclusão desta etapa é de 60 a 90 dias. Os procedimentos contarão com a supervisão da empresa estadunidense ICM Reynolds, responsável pela construção do Acquário Ceará.
A partir da entrega das fundações, todo o resto da obra – incluindo acabamentos e instalação de equipamentos complementares –  tem previsão de dois anos para conclusão.
Está, contudo, havendo um porém para a obra ser iniciada.  Para o Iphan/Ceará, as obras do Acquário Ceará só poderão começar após a análise do estudo arqueológico contido naEIA-Rima (relatório de Impacto ambiental). Aliás, a Licença de Instalação já foi emitida pela Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (Semace),   mas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/CE afirma que não houve a análise reclamada. Aguarda-se que as partes interessadas resolvam logo o assunto e, finalmente, a grande obra seja iniciada.
PERFIS DE MÍDIAS - Para manter a sociedade informada sobre o andamento da construção do Acquário Ceará, a Secretaria do Turismo (Setur) criou perfis específicos nas mídias sociais de maior relevância atualmente.
Para divulgar a obra, foram criadas páginas no Twitter (@acquario_ceara), e no Facebook (AcquarioCeara). Além disso, está disponibilizado no Portal da Secretaria (www.setur.ce.gov.br), um link exclusivo com o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima), relativo ao equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário