Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

COPA:32 CURSOS PARA FORMAR 240 MIL PROFISSIONAIS


O Ministério do Turismo lançará até o final deste mês o 'Pronatec Copa' - um programa gratuito de qualificação, voltado para os profissionais das áreas de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens e outros setores do turismo. A iniciativa faz parte das ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014. Na primeira etapa, serão 80 mil vagas, direcionadas para 32 atividades ligadas ao turismo nas 12 cidades-sede da Copa, entorno e em destinos de visibilidade turística internacional. Além da qualificação, os profissionais poderão, ainda, participar de cursos de inglês e espanhol.
Para se inscrever, o profissional fornecerá seu CPF e o CNPJ da empresa na qual trabalha. E a empresa deverá estar incluída no cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur. As matrículas serão realizadas por meio do site www.pronateccopa.turismo.gov.br. 
Os cursos serão presenciais, de aproximadamente 160 horas/aula, e cerca de quatro meses de duração. Ao final, os alunos receberão certificados, e as empresas participantes receberão um selo oficial do governo, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação para receber os turistas com mais qualidade.
O Pronatec Copa e o Pronatec Idiomas são uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Educação. O Sistema S e os institutos federais, que possuem experiência na área de qualificação, serão os executores das aulas. 
Além do Pronatec, o MTur apoiará a preparação de profissionais de serviços das cidades-sede. O foco serão os profissionais de segurança, como os policiais estaduais, civís e municipais, além de taxistas e motoristas de transporte turístico.   
CURSOS OFERECIDOS – (Pré-requisito: ensino fundamental incompleto): Auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; atendente de lanchonete; camareira; chapista; churrasqueiro; condutor de visitantes; copeiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; padeiro; padeiro; confeiteiro; pizzaiolo; recepcionista; recepcionista de eventos; salgadeiro; sushiman.
(Pré-requisito: ensino fundamental completo): Agente de informações turísticas; mestre de cerimônias.
(Pré-requisito: ensino médio incompleto): Auxiliar de serviços de hospedagem; auxiliar de agenciamento de viagens; recepcionista em meios de hospedagem.
(Pré-requisito: ensino médio completo):  Bartender; condutor de turismo de aventura; organizador de eventos; sommelier; agente de viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário