Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CALEIDOSCÓPIO - NÃO HÁ JEITO?

NÃO HÁ JEITO?
Vida sedentária e às vezes nem tanto, “stress”, aborrecimento por qualquer motivo e um sem número de fatores leva o “nego” a ir ao doutor, pois não se estar sentindo bem. Aí o esculápio tira a pressão do indigitado e vai logo dizendo: “sentiu dor de cabeça, algo anormal? Sua pressão está alta, 19 por dez. Não vou passar nada agora, só depois que você fizer estes exames. Se estiver tomando qualquer antidepressivo, continue no mesmo até que eu veja o resultado dos exames. Por enquanto, fuja do sal. Talvez uma colherinha de chá  por dia”. Quando o coitado sai do consultório, está ainda mais temeroso. Fica com medo de tudo. “Égua, como vou viver. Comida sem sal não tem gosto. E agora?”.  Passa então a ler tudo que vai comprar no supermercado, para ver na embalagem a informação nutricional. O pior chegou. Nada ou quase nada  deixa de apontar dosagem acentuada de sódio, o “desgraçado” mas gostoso sal.  O gostoso carioquinha tem sal, o presunto, nem se fala, até bolo ou biscoito tem sal. Mais sal em alguns  produtos hortifrutigranjeiros, nos orgânicos, inclusive.  Uma tortura. Os chamados alimentos “light”, são talvez “light” apenas para os que padecem de certos males quase sempre  ligados a regime ou ao velho coração.  Não deseja mais ir a restaurante, pois neles toda  refeição servida tem o “miserável”. Caso não se policie, fica com fobia. Diante de tantos obstáculos, indaga-se com razão: será que par a conservação de alimentos, embalados principalmente, não há substituto para o sódio? Por que os restaurantes e lanchonetes não preparam produtos adequados para hipertensos? Para os azarados, não é mesmo possível ter comida gostosa? Já passa da hora de os cientistas em alimentação, os “maitres” pensarem também que o pessoal da pressão alta adora boa comida, gostosa, seja carne, peixe, marisco ou o que diabo for. Minha gente, não jogue para escanteio tanta gente como eu. Tenham dó, pô...

OPINIÃO DE QUEM SABE

“Rota do Sol” não tem linha política partidária. O nosso grande foco é o turismo, negócio, cultura, o cotidiano e, muitas vezes, esportes. Mas não podemos de todo ficar omissos em momentos como este em que a população é chamada a escolher seus dirigentes – prefeitos e vereadores. Daqui até as eleições, vamos transcrever opiniões sábias de gente que foi e é exemplo de vida, pelo comportamento, saber e opiniões. Vamos a esta primeira, da nossa consagrada e exemplar Raquel de Queiroz:
“Pelo voto não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, o individuo ou o grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo”. 
Pense nisto, Amigo, e boa escolha do seu candidato no pleito que se avizinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário