Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CORTEJO INICIA O FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA

O Deus da Fortuna, novo espetáculo do Coletivo de Teatro Alfenim

No sábado, o VIII Festival de Teatro de Fortaleza, realizado pela Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor,  dá início à sua programação com um cortejo comemorativo que parte às 8h da Praça do Ferreira, segue pelas ruas do Centro da cidade e se encerra no Theatro José de Alencar (TJA), reunindo grupos de teatro, músicos, artistas e intelectuais. O cortejo será realizando em parceria com o Coletivo Aparecidos Políticos e Comissão Nacional da Anistia, se transformando na Caravana Arte e Memória em Movimento.
O evento, de 4 a 11 de agosto, engloba, no total, 26 grupos locais e nacionais que trazem aos palcos cearenses espetáculos adultos, infantis, clowns, teatro de rua e de bonecos, além de arte-integrada. Chega à sua oitava edição com o tema "O Teatro em Movimento". Este ano, a Secretaria investe diretamente no festival o montante de R$ 360 mil, contemplando toda a infraestrutura, programação e produção do evento.
O objetivo maior do evento é garantir o acesso de quem não costuma frequentar as tradicionais salas de espetáculo e o circuito das artes cênicas, aproximando arte e cotidiano. Desta forma, toda a programação é gratuita e vai além dos palcos do Theatro José de Alencar, Teatro SESC Iracema, Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Teatro Universitário, Teatro Antonieta Noronha, o espaço ÊPA e o CUCA Che Guevara, A  população pode conferir também os espetáculos também nas praças e outros espaços públicos.
SELEÇÃO DOS ESPETÁCULOS - No total, 26 grupos foram selecionados, sendo vinte locais e seis nacionais, através de edital lançado pela secretaria. A Cia do Feijão de SP irá apresentar dois espetáculos, totalizando 27 espetáculos. Foram 192 grupos inscritos de todo o Brasil, com maior representatividade dos estados do Sudeste, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo, seguidos pelas capitais do Nordeste e do Sul do país. No total, 240 espetáculos participaram da seleção nas categorias de teatro para adulto, seguidos dos infantis e clown, teatro de rua e de bonecos. Merecem destaque ainda espetáculos de "artes integradas", ou seja, teatro-dança ou teatro e novo circo.
PROGRAMAÇÃO GERAL - Na programação, além da mostra de espetáculos, constam oficinas e seminários para a comunidade e para a classe teatral, atividades artístico-educativas para estudantes da rede pública de ensino, rodas de conversa e uma mostra de teatro de bairros. Destaque para a Mostra Memória, que irá apresentar três espetáculos de atores e diretores cearenses que estão comemorando 50 anos de teatro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário