Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

EM FORTALEZA, CONFERÊNCIA SOBRE DESERTIFICAÇÃO


A 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD), em 2013será no Ceará.  A escolha foi comunicada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ao Governo do Estado, após este manifestar interesse e disposição em trazer o evento à Fortaleza. A Conferência já tem data: será realizada de 4 a 8 de fevereiro, no Centro de Eventos do Ceará. De acordo com o ministro Marco Raupp, o Estado foi selecionado como a melhor alternativa para realizar o evento, após uma avaliação das diversas opções de localização.
Será criado um comitê organizador estadual formado por órgãos relacionados ao tema, sob a coordenação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Durante a realização da Rio+20, em junho deste ano, no Rio de Janeiro, o secretário René Barreira reuniu-se com o ministro Marco Raupp, com o objetivo de acertar detalhes sobre a vinda do evento para Fortaleza.
O foco temático desta 2ª Conferência será "Avaliação econômica da desertificação, da gestão sustentável da terra e da resiliência de zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas".Será estruturada em torno dos dois temas: “Impactos econômicos e sociais da desertificação, da degradação do solo e da seca” e “Custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, a degradação da terra e a seca”.
Não é esta a primeira vez que a capital cearense é sede de importantes conferências internacionais relacionadas com o tema. Em 2010, o Estado promoveu a ICID+18 (Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas), que reuniu 2.500 participantes de 80 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário