Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FURNA FEIA CAMINHA PARA SER PARQUE NACIONAL

Furna Feira será atração turística da Copa de 2014
       O Governo do Rio Grande do Norte enviou representantes para a segunda audiência pública relacionada à instituição do Parque Nacional da Furna Feia, realizada no sábado, 7, auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
      A audiência concluiu as etapas preliminares do projeto defendido pela governadora Rosalba Ciarlini  de incluir a Furna Feia entre os parques nacionais que poderão ser inseridos como pontos turísticos de visitação durante a Copa 2014. Segundo Carla Guaiteanele, analista ambiental da Coordenadoria de Criação de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, de Brasília, o próximo passo é trabalhar no fechamento dos limites do Parque Furna Feia.
      Existe a possibilidade real do Parque Nacional da Furna Feia ser criado até o mês de junho. A audiência contou ainda com representantes da Prefeitura de Mossoró, Câmara Municipal de Mossoró, Prefeituras de Baraúna, Governador Dix-sept Rosado e Guamaré, além da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN).
      COMO É - A Furna Feia é a maior caverna do Rio Grande do Norte, com 760 metros de desenvolvimento linear. Tem pinturas rupestres em suas galerias e é considerado um dos maiores e mais importantes remanescentes do bioma caatinga do Estado. O complexo espeleológico faz parte de áreas consideradas prioritárias para ações de conservação da biodiversidade da fauna e flora da caatinga, de acordo com critérios adotados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que aprovou a proposta de criação da unidade de conservação com apoio formal de algumas instituições parceiras neste processo como Ibama, Idema, Incra, Prefeituras de Mossoró e Baraúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário