Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

MOSSORÓ - TURÍSMO DE HISTÓRIA, CULTURA E LAZER

Praça da Convivência Mossoró/RN
    Todos sabem ser o turismo de Natal e adjacências um dos mais valorizados e procurados por brasileiros e estrangeiros. Contudo, é bom lembrar que o Rio Grande do Norte tem um destino pouco divulgado, mas de alta qualidade. É Mossoró, com localização privilegiada, situada que está entre Fortaleza e Natal, quase com a mesma distância, além outros pontos de grande apelo turístico com rodovias federais e estaduais lhe dando suporte.
    Na sua história, a 2ª maior cidade potiguar (259,815, Censo de 2010)  tem gravado lances marcantes. Os maiores, sem dúvida, aforam Abolição dos Escravos, em 1883 (5 anos antes da Lei Áurea); O Motim das Mulheres em 1875;  O Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães, em 1928;  e  a Resistência ao bando do mais famoso cangaceiro do Nordeste, o Lampião em 1927. Pioneirismo e bravura do povo mossoroense, exemplo para todo o país.
    Na economia, o município é pujante, hoje destacando-se pelo  comércio bastante ativo e forte. É o maior produtor em terra, de petróleo no País.  Hoje, a fruticultura tropical irrigada tem peso substancial. O poder público destaca o melão como uma das maiores fontes de emprego e renda. 
    TURISMO  Com uma população bastante hospitaleira e boa infraestrutura, "a terra do sol, do sal e do petróleo" nos últimos anos vem sendo bastante procurada por turistas, principalmente nordestinos. Com o seu aeroporto pronto para receber aviões de pequeno e médio porte, coadjuvado pelo já pronto Aeroporto de Aracati (92 Km), afora a distância não muito grande de  Fortaleza (CE) - 260 Km;  Natal (RN) - 277 Km; João Pessoa (PB) - 428 Km; Recife (PE) - 540 Km; e Maceió (AL) - 815 Km  é possível vislumbrar que o turismo mossoroense tenha um desenvolvimento surpreendente. A sua cadeia hoteleira á satisfatória para o momento, destacando-se o já tradicional Hotel Thermas, em cujo complexo estão 11 piscinas de diferentes temperaturas, chegando até 50°C. Outras opções de hospedagem entre tantas são o  Hotel Imperial, o Hotel Ouro Negro e  o Hotel Novo Mundo. Na gastronomia, são destaques: Candidu's Restaurante. Flávio's Restaurante,  Moinhos Restaurante,  Germano's Restaurante, Restaurante Travessia
     Atualmente, a  “Capital do Oeste” tem muitas opções de lazer, tanto de dia como à noite. Quem estiver com saudade de banho de mar, que vá à praia de Tibau, a apenas 36 minutos de carro, ou mesmo Icapuí e Canoa Quebrada, no Ceará, não muito distantes.
   Como festa cívica, no final de setembro, há encenação, na praça principal, do “Auto da Liberdade”, lembrando a abolição da escravatura, em 1883.

Um comentário:

  1. Atualizações¹: o Hotel Novo Mundo agora chama-se Hotel Sabino Palace.
    Atualizações²: os restaurantes Flávio's e Travessia já não existem mais, no lugar deste último está localizado o complexo Tenda.

    ResponderExcluir