Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CAMPINA GRANDE A CAPITAL QUE NÃO É


       Com muita festa, Campina Grande, na Paraíba, comemorou, no último dia 11, no Parque do Povo, 147 anos de emancipação, incluindo nos festejos shows artísticos com a banda Calypso, Mexe Ville e o cantor Capilé e com o trio Backstage. As atrações começaram por volta das 21 horas, estendendo-se até as 2h da madrugada.  No dia seguinte, a alegria continuou no Parque da Criança, no período das 8h às 17h, comemorando também o dia da criançada, com vasta distribuição de brindes e guloseimas.
PRESTÍGIO - A origem de Campina Grande é creditada à ocupação pelos índios Ariús no sítio de Campina Grande, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, Capitão-mor dos Sertões 
Pode-se dizer que é a Capital nordestina que não é. É conhecida como "Rainha da Borborema", "Liverpool brasileira", "Capital do Trabalho” “Cidade Universitária", "Tech City" e "Capital do Interior do Nordeste". 
A metrópole do agreste paraibana sempre se destacou como um dos polos do maior prestígio, principalmente até a metade do século passado, época em que foi o mais importante centro econômico da Paraíba, em razão de ser, o maior exportador de algodão do país. Fato curioso chegou a ser a segunda maior produtora de algodão do mundo. Isto por que Campina era a única cidade do interior do Brasil a possuir uma máquina de beneficiamento de algodão, com a produção vinda de cidades produtoras vizinhas. 
      Situa-se na Serra da Borborema a uma altitude de 560 metros, cercada de belezas incomuns e dotada sempre de um clima ameno, quase frio. Possui uma população estimada em 400 mil habitantes e é a sede de uma região metropolitana com 23 municípios, considerada a maior do interior nordestino. Tem nada menos do que 16 universidades, sendo comum encontrar-se estudantes de diferentes regiões do nordeste. É forte participação do município na área tecnológica. Já em 1967, foi pioneira pelo fato de ter o primeiro computador de toda a Região Nordeste do País. Ressalte-se que Campina Grande  está entre nove cidades de destaque no mundo, sendo a única cidade escolhida na América Latina.
      Em sua agenda cultural e turística, a “Rainha da Borborema” é conhecida mundialmente pelos festejos juninos, quando oferece o que é considerado o “Maior São João do Mundo”, a “Micarande”, o Encontro da Nova Consciência, realizado durante o carnaval, e o Festival do Inverno são eventos que atraem as atenções não apenas dos campinenses paraibanos como dos turistas de modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário