Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LANÇADO EM FORTALEZA O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO

O empresário Livino Sales (foto) e seu filho Rubens Rios Sales conduziram a apresentação das atrações do 3º Festival  Internacional do Camarão durante o coquetel de lançamento realizado na terça-feira, 11, para uma platéia composta de empresários, executivos da administração pública,  políticos, jornalistas e personalidades sociais, entre os quais Robert Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste,  presidente  da Adece;o deputado estadual Manuel Duca, que representou a Assembléia; o conselheiro do TCM Marcelo Feitosa  O festival acontecerá de 11 a 13 de novembro na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. O coquetel teve como cenário o bar Boteco Praia, na avenida Beira-Mar.
CAMARÃO ORGÂNICO - Falando aos presentes, o empresário Livino Sales expôs um retrato da atual situação da carcinicultura no Ceará, e sobretudo do camarão da Costa Negra que, segundo ele, é “o único camarão orgânico do mundo. O empresário também mostrou na ocasião o Selo Internacional da Costa Negra, certificado conseguido junto a organismos internacionais, “o único no mundo para crustáceo”. 
O empresário Rubens Sales, diretor da Nutrimar Pescados e um dos organizadores do 3º. Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, apresentou aos presentes toda a programação do evento e os nomes dos chefs internacionais que estarão presentes. Na mesma ocasião, a executiva da Prática Eventos, Enid Câmara, responsável pela organização do festival, apresentou os chefs cearenses participantes e os ganhadores dos concursos gastronômicos realizados no festival de 2010.
GASTRONOMIA E PALESTRAS - A terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste acontecerão este ano entre os dias 11 e 13 de novembro na Fazenda Cacibas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais e palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas para empresários e pessoas do setor. 
Nos três dias do festival, em novembro, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos “chefs” convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também estão previstos. Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2011. 
CHEFS E RESTAURANTES - Confirmaram presenças no Festival os “chefs” Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris;  Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chefe da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Micjelin e chef do Resutaurante Lou Fassun em Grasse e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza. Os restaurantes cearenses participantes são: Medit com o chef Valdemir Segundo; Fashion Gourmet  chef Camila Câmara; Lautrec  chef Bia Leitão; Villa Mango  chef Liliane Pereira; De Tommaso  chef Thessia Godoy e Maee  chef Stênio Machado.
A COSTA NEGRA - A Costa Negra  é o nome do trecho do litoral cearense que vai desde a foz do rio Aracatimirim, na localidade de Torrões, até a foz do rio Guriú, em Jijoca de Jericoacoara. A região abrange os municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacara. O nome da região foi oficializado no final de 2009 por lei da Assembléia Legislativa.
O empresário Livino Sales requereu e obteve, no Brasil, a certificação oficial de Costa Negra  Denominação de Origem. O 3º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra é uma promoção e realização da Associação Cearense dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN) com organização da Prática Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário