Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO ACRE

Jantar tipico da região

A Trilha Chico Mendes é um dos novos produtos turísticos em desenvolvimento pelo governo do Acre, através da Secretaria de Turismo e Lazer. Localizada  entre os municípios de Xapuri e Brasileia, tem 223 quilômetros de extensão e possui 1.100 unidades de produção. Recentemente, recebeu técnicos vindos de Brasília pelo ICMBio, que é gestor da Reserva, para conhecerem de perto o trajeto, passando por algumas moradias extrativistas que fazem parte do processo de formatação do produto.
Sônia Kinker, coordenadora de diagnóstico e ordenamento do ICMBio de Brasília, juntamente com Thiago Beraldo, também do instituto, conheceram o trajeto para uma análise técnica da viabilidade de se criar um produto turístico nos moldes da Trilha Chico Mendes.
O grupo visitou  moradias de alguns extrativistas, conhecendo o seu modo de vida, dormindo no mesmo local, em redes, e tendo refeições ali mesmo, da maneira que eles costumam fazer. O grupo visitou a casa de Chico Mendes e o seu memorial em Xapuri, e em Brasileia conheceu o memorial Wilson Pinheiro e sua história. As visitas fazem parte do roteiro “Trilha Chico Mendes”, uma forma de mostrar não apenas a Resex, mas também a história da Luta de Wilson Pinheiro e Chico Mendes pela preservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário