Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CATAVENTO DE PRATA NOS 35 ANOS DA GAZETA DO TURISMO


Jornalista Carlos Casaes

Quando da preparação da primeira edição da GAZETA DO TURISMO - Magazine, em 1976, o jornalista baiano Carlos Casaes recebeu a informação da Europa de que a OMT - Organização Mundial do Turismo, havia instituído o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo.Imediatamente, junto com o seu companheiro e sócio Antonio Roberto Pellegrino, Casaes decidiu, a partir daquele mesmo ano, comemorar a data. Com o apoio da BAHIATURSA, promoveu a recepção de todos os passageiros que desembarcavam ou transitavam no Aeroporto Dois de Julho. Aos homens era oferecida uma Figa de Guiné com a Fitinha do Senhor do Bonfim e um cartão alusivo a data. As mulheres, uma rosa, a fitinha e o cartão.
Depois de três anos repetindo o mesmo procedimento, os dois jornalistas entenderam que era uma comemoração muito insipiente para a importância da data. Instituíram, então,  o CATAVENTO DE PRATA (um instrumento que produz energia sem poluir para exaltar a indústria sem poluição) como o símbolo a ser objeto da homenagem. A partir, de então, passaram a realizar uma promoção que se constitui de um coquetel / jantar / show / premiação, sempre num hotel 5 estrelas (exceções quando realizada no Palácio da Aclamação e na Casa do Comércio).O evento  passou a ser denominada como "Noite de Gala do Turismo Brasileiro", envolvendo cerca de 350 convidados de toda a comunidade turística baiana e nacional. São selecionadas 8 categorias para serem alvo da homenagem: hoteis 3, 4 e 5 estrelas, agência de viagens transportadora aérea nacional, transportadora aérea estrageira, órgão oficial de turismo e personalidade.
Este ano, não foi possível manter a tradição da festa na data de 27 de setembro, realmente de gala (porque black-tie). Com o tradicional prestígio, a  brilhante noitada acontecerá na noite da próxima quinta-feira,  06, no Hotel, em Salvador,  com a participação das mais altas autoridades da Bahia e  do turismo nacional,  entre os quais jornalistas,  órgãos oficiais de turismo,  das companhias aéreas, dos hoteis, das agências de receptivo, dos organizadores de eventos, da artista plástica Iza Guimarães, autora do troféu, guias de turismo, transportadoras terrestres, uma infinidade de contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário