Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CANINDÉ: MILHARES DE ROMEIROS REVERENCIARAM SÃO FRANCISCO

Canindé recebeu devotos de S Francisco

Como acontece todos os anos, Canindé foi invadida por milhares de romeiros desde o início do novenário, reverenciando São Francisco das Chagas. Ontem, 4, foi o dia maior. Encerrando-se o festejo com a procissão. Há cerca de quinze dias, utilizando os mais diferentes tipos de transporte, os devotos do Pobrezinho de Assis chegaram à cidade para pagar as graças alcançadas em suas promessas, superlotando a majestosa basílica que celebrou missas durante todos os dias.
Considerada a maior romaria franciscana do País, a festa transforma a pacata urbe em um verdadeiro formigueiro humano. Hotéis, pousadas, albergues e outros meios de hospedagem ficaram literalmente lotados e há famílias que deram abrigo aos visitantes em suas residências.
Ontem, o último dia oficial da festa, uma vasta programação aconteceu, na igreja e fora dela, oficiada pelos frades sediados naquela paróquia, auxiliados por outros sacerdotes que para lá se deslocaram, no ofício de missas, confissões e comunhões. Começando com uma alvorada festiva, celebrações religiosas foram realizadas em repetidos horários, encerrando-se, tudo, por volta das 17 horas, com uma grande procissão que percorreu as principais ruas da cidade.
Como sempre, depois da basílica com sua sala de ex-votos, o local mais visitado pelos romeiros foi o morro onde está encravada uma imensa estátua do santo que, à noite, acende os refletores instalados nas suas mãos que iluminam toda a área central de Canindé. Hoje, aos poucos, a rotina vai voltando para a vida dos moradores que já começam a preparar a próxima romaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário