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quinta-feira, 1 de março de 2012

IMPACTOS DO CARNAVAL NA ECONOMIA DO PAÍS


Os números de algumas das grandes cidades promotoras do carnaval comprovam que uma vibrante cadeia produtiva pulsa sob os tamborins. O assunto é tão pertinente que até mesmo o economista e ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, se manifestou durante o seminário 'Samba como economia da cultura', realizado no Rio de Janeiro. “Não há como negar a relevância do Carnaval para a economia. Só as escolas do grupo especial do Rio geram mais empregos e renda do que muita empresa brasileira”. E ele tem motivos que sustentam sua tese.
Na capital baiana, a importância do carnaval para a economia é, relativamente, ainda maior. Quem afirma é o diretor da Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização da festa: “Se não fosse o carnaval e outras festas populares que atraem turistas, teríamos dificuldade de atender às nossas necessidades diárias. O carnaval é uma questão de sobrevivência para Salvador”. A Saltur estima que a festa girou R$ 1 bilhão em 2012. Foram cerca de 500 mil turistas e, para atender a esse fluxo, 17 mil pessoas trabalharam diretamente na festa.
No Rio de Janeiro, cada uma das escolas do grupo especial carioca previa investir este ano entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões para percorrer, em pouco mais de uma hora, a Passarela do Samba. São recursos destinados, de fornecedores de adereços e fantasias, fabricantes de isopor e tinta para os carros alegóricos.
No Recife, já foi divulgado o balanço do período carnavalesco. O número de turistas superou as expectativas, com 710 mil visitantes contabilizados no período. Destes, 39% eram pernambucanos de outras cidades, 31% eram nordestinos, 24% vinham do resto do Brasil e 6% eram estrangeiros. A rede hoteleira da capital ficou 95% ocupada. E a média do tempo de hospedagem foi de 11 dias.
Na vizinha Olinda, aproximadamente 2,1 milhões de foliões circularam pelas ladeiras do Sítio Histórico. Desses, 70 mil eram turistas, 15% a mais do que no passado. A festa contou com investimentos da ordem de R$ 8 milhões, dos quais R$ 6,4 mi foram da iniciativa privada.De acordo com a Secretaria de Turismo municipal, 95% dos leitos da rede hoteleira foram ocupados. 
No litoral fluminense, Angra dos Reis se destaca como promotora de carnaval. Segundo a Fundação de Turismo (TurisAngra), cerca de 250 mil turistas e veranistas passaram pelo município, de sexta a terça-feira. (ASCOM – MINTUR)

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