A riqueza cultural e a religiosidade do povo paraense serão destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começou ontem em Portugal e vai até 4 de março. Os ritmos da música e dança, sabores da culinária e, claro, a fé católica da Amazônia vão ser levados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ao território português junto com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo da devoção que se manifesta em outubro de cada ano no Círio de Nazaré.
Esta é a primeira vez que a Imagem Peregrina atravessa o oceano Atlântico até Portugal. Informa Adenauer Góes, presidente da Paratur, que este ano haverá a participação especial da cantora paraense Fafá de Belém, que vai se apresentar acompanhada do músico paraense Paulo José Campos de Melo.
PEREGRINAÇÃO - A comitiva paraense saiu de Belém na segunda-feira (27), às 15 horas, levando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré com a missão de divulgar os atrativos do Pará no continente europeu. Na abertura do evento, ontem, a imagem será colocada em posição de honra dentro da feira, para que possa ser apreciada por todo o público participante da BTL. A atuação do Pará promete repetir o sucesso no Festival de Turismo de Gramado, em novembro de 2011, em que o Círio foi um dos pontos altos do evento.
Além de Lisboa, a Imagem Peregrina visitará hoje a cidade de Nazaré. Ela será posta sobre o andor decorado com rosas naturais e conduzida por 200 metros até o Santuário de Nazaré. Na ocasião, a cantora Fafá de Belém entoará cânticos de homenagem à Virgem Maria, como “Ave Maria”, “Voz sois o Lírio Mimoso”, “Senhora da berlinda” e “Senhora de Nazaré”,acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes. A imagem permanece no Santuário de Nazaré até ser conduzida domingo (4), ao Mosteiro dos Jerônimo. Ali será rezado um terço e Fafá de Belém e Paulo José novamente se apresentam. De volta à Lisboa, a música paraense invade os palcos da BTL no show de Fafá de Belém com o Trio Manari e os Mestres das Guitarradas. O repertório soma carimbó, síria, lundum e retumbão, entre outros ritmos que embalam a cultura do Pará. (Jornalista Benigna Soares – Paratur)
Nenhum comentário:
Postar um comentário