Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

EM FLORIANÓPOLIS, PROCISSÃO COM MAIS DE DOIS SÉCULOS


Nos dias 24 e 25 deste março acontecerá em Florianópolis a 246ª edição da Procissão de Passos, integrando a programação do aniversário de Florianópolis. 
Realizada desde 1766, ou seja, há 246 anos de forma ininterrupta, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Hospital de Caridade, braço social e assistencial da bicentenária instituição. São quatro as cerimônias mais importantes desta Festa: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos; três dias antes da procissão, a missa e a Procissão do Carregador; a transladação da imagem  do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana; e a  Procissão com o Sermão do Encontro das duas imagens
A PROCISSÃO - Na procissão noturna, o andor da imagem do Senhor Jesus dos Passos é carregado pelos homens, que vão se revezando e o de Nossa Senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade quando, em frente à Catedral,  há o histórico sermão do Encontro. Um dos momentos mais emocionantes da procissão acontece no sopé do Morro da Bela Vista, do Hospital de Caridade, ocasião em que a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecimento e despedida da cidade por mais um ano.  Ao término da Procissão, as imagens retornam à Capela. 
PATRIMÔNIO  NACIONAL - Com intuito de perpetuar a tradição, a mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina poderá tornar-se  parte do Patrimônio Cultural  Imaterial Nacional. A proposta está tramitando no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, em Brasília e a previsão é de  que se concretize ainda este ano. A documentação inclui pareceres de historiadores, antropólogos  e jornalistas com contexto cultural do Estado. A programação da festa do Senhor dos Passos começa dia 18 e se estende até o dia 26 de março. (Jornalista Nelci Selbel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário