Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

ESTRUTURA TURÍSTICA DE NORONHA É PIONEIRA


A EcoNoronha, concessionária responsável pelas obras do novo complexo de visitantes do  Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PNMFN), colocou o destino turístico em primeiro lugar no país em termos de construções sustentáveis. A empresa está implementando uma nova infraestutura turística usando exclusivamente  materiais ecologicamente corretos, com mínimo  impacto ambiental. Nas obras, vem sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado, como garrafas PET, que além de sustentável é extremamente resistente. 
O uso de materiais ecológicos garantirá às novas edificações do PNMFN melhor eficiência energética e melhor desempenho térmico e acústico. Além disso, reduzirá o desperdício de materiais construtivos, reduzindo a geração de resíduos, o consumo de água e a emissão de CO2.
AS OBRAS - No PIC do Leão,  não será possível  acesso à rede de energia local. por ist o, além de trabalhar com estes materiais sustentáveis, será produzida energia 100% limpa, ou seja, ela será gerada por um sistema híbrido de energia, com célula fotovoltáticas e torre eólica. Dessa forma esse PIC será totalmente sustentável.
Em todas as obras, a EcoNoronha utilizará o sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que é amplamente utilizado em vários países, como Estados Unidos e Canadá, onde mais de 90% das casas são construídas por esse sistema. Todos os projetos atenderão às normas ambientais e utilizarão tecnologias sustentáveis para energia, tratamento de resíduos sólidos e líquidos, captação e utilização de água de chuva, conforto térmico e iluminação, provocando o menor impacto visual na paisagem natural.
A construção da trilha suspensa com total acessibilidade iniciará os trabalhos que ligarão o Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho, até o Mirante dos Golfinhos.  Está previsto também o início das obras dos PICs do Golfinho Sancho e do Sueste, concomitantemente.
Nos PICS será construída toda uma estrutura, hoje inexistente, que proporcionará ao turista mais qualidade, com direito a estacionamento, sanitários, duchas, guarda-volume, locação de bicicleta para passeio, equipamentos de mergulho livre (snorkel, máscara e nadadeiras), mapas, lanchonete e loja de souvenires.
No Centro de Visitantes da ilha, que será reformado pelo ICMBIO, a EcoNoronha terá a responsabilidade de implantar e manter uma exposição permanente, um balcão de informações, loja de lembranças e uma lanchonete. Além disso, a empresa construirá a sua Sede Administrativa na ilha. A previsão de investimento em Fernando de Noronha é de R$ 8 milhões em dois anos, com seis meses para o término total desta fase 

Nenhum comentário:

Postar um comentário