Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

PAIXÃO DE CRISTO DA VILA ELLERY APRESENTA NOVIDADES


Os moradores da Vila Ellery, em Fortaleza estão empolgados e na expectativa de que, como nos anos anteriores, a encenação da Paixão de Cristo  será um acontecimento marcante. O espetáculo de alto apelo católico acontece há mais de 10 anos no bairro. Há quatro anos,  o grupo Juvenil Sagrada Família. Há 4 anos, o grupo Juvenil Sagrada Família, ligado à Igreja Nossa Senhora de Lourdes, levou o espetáculo para as ruas, atraindo a atenção  dos moradores e de outros da Capital, antes apresentado dentro da igreja. 
Cerca de 50 participantes, entre crianças, jovens e adultos do próprio bairro, se dividem nas tarefas de representação, produção e apoio do espetáculo. E este ano a expectativa dos atores/atrizes e dos moradores é bem maior, pois é o primeiro espetáculo realizado após a transformação da capela em paróquia, o que aconteceu no final de 2011, com apoio do novo pároco,  padre Antônio Simplício.
Um dos atores principais é o estudante Iago Viana que faz o papel de Jesus (14), pela terceira vez. O jovem estuda na Escola Profissionalizante Creuza do Carmo Rocha e mora no conjunto Maria Jose Gomes. Maria é interpretada por Jordana Gomes(13) que mora no Ellery e estuda na escola Imaculada Conceição.
Se depender da apresentação dos atores e atrizes mirins, a encenação também terá mais qualidade, pois o trabalho foi reforçado pela parceria com o Grupo Imagens, que  realiza uma oficina básica de teatro para os garotos(as), durante as manhãs de sábado. 
O espetáculo também tem o apoio do governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo – ACEM).
CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Entre as novidades da Paixão de Cristo deste ano, também está o envolvimento com a Campanha da Fraternidade. De acordo com Wescley Sacramento, coordenador do Grupo Sagrada Família, está havendo palestras na igreja e na comunidade, para sensibilizar os moradores sobre o assunto. Para simbolizar o tema, a encenação no Domingo de Ramos iniciará diante do Centro de Saúde Pa ulo Machado, na Rua Bernardo Porto.
PROGRAMAÇÃO – No domingo de Ramos, 1º de abril, começam  as apresentações,  saindo do Centro de Saúde Paulo Machado,  seguindo pelas principais ruas do bairro e chegando à Igreja Nossa Senhora de Lourdes. No Lava-pés,  haverá apresentação durante a missa, na quinta-feira, às 19 horas, na Paróquia. Na Sexta-feira da Paixão,  acontece a apresentação principal na Via-Sacra, com início às 8 horas, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e percorrendo as principais ruas do Bairro Ellery. 
O grupo ainda fará apresentações em escolas e comunidades vizinhas, como no conjunto Maria José Gomes, no bairro do Álvaro Weyne, onde atualmente moram as famílias da área de risco do açude João Lopes.
NO CENTRO DRAGÃO DO MAR – Outra encenação dos últimos dias de Jesus na terra, acontecerá no  teatro do Centro  Cultural Dragão do Mar. O Grupo Popular de Artes Cênica, com texto de Paulo Botafogo, contará em 90 minutos a história de Jesus Cristo desde sua entrada em Jerusalém até a sua morte e ressurreição. 
Os espetáculos serão nos dias 30 e 31 vindouros, a partir das 19 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário