Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

CULT HOTEL E A CIVILIZAÇÃO DO AÇÚCAR


Casarios de Mano Victor expostos no CULT

Quando se fala em Civilização do Açúcar, com frequência se pensa apenas nos séculos 17, 18 e 19, quando os engenhos estavam em plena atividade. Mas, pouca gente sabe que toda a formação de Pernambuco, inclusive da capital, Recife, está intimamente ligada ao produto. E aí surgem os casarios e casarões de um Recife que se espalha pelo Poço da Panela, Casa Forte e outros bairros. 
"Pernambuco é a Civilização do Açúcar. E, quando se fala nisso, é preciso distinguir a produção econômica da cultural. O que somos hoje, culturalmente falando, vem da civilização do açúcar. Mesmo que as casas-grandes venham a ser demolidas, o que seria uma perda lamentável e irreparável, nós não podemos nos separar dela. Nossos hábitos, costumes e até ideologia são advindos da cana", explica a antropóloga Fátima Quintas.
“Não existe local mais adequado para levar as reproduções dos casarios de Mano Victor que o andar do Cult Hotel dedicado a civilização do açúcar. Cada apartamento recebeu uma sequência de casarios que levam nossos hóspedes diretamente ao apogeu do açúcar em Pernambuco” diz José Otávio Meira Lins, proprietário do estabelecimento. O Cult Hotel (Av. Conselheiro Aguiar, 755, Pina, Recife, Pernambuco) além de hospedar é também um hotel-galeria de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário