Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

A PÁSCOA NA CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL


Pomerode surgiu no Brasil a partir e 1861. A cidade é fruto da imigração de alemães e poloneses e  fica entre Blumenau e Joinville.  A maior parte dos imigrantes alemães veio  da histórica região da Pomerânia, , situada entre o norte da Alemanha e a Polônia. Noventa por cento dos habitantes de Pomerode são descendentes de alemães pomeranos e a maior parte dos moradores são bilíngues: falam o português juntamente com o pomerano. 
É a cidade mais alemã do Brasil. Tem uma população de 28 mil habitantes, alegre e trabalhadora e que cultua a tradição dos seus ancestrais. Na época da paixão e morte de Jesus, faz a sua a Osterfest (Festa de Páscoa), uma quadra cheia de atrativo para toda a família, moradores e turistas. Quem passeia pela cidade em dias de Osterfest diverte-se com as curiosidades, eivadas de tradições, com  coelhinhos de verdade que encantam a criançada, brincadeiras para entreter os pequenos, além da já tradicional Ostermarkt, feira de artesanato de Páscoa. Os adultos interessados em arte podem aprender a fazer artesanato nas oficinas e as crianças podem pintar ovinhos e lambuzar-se a vontade. Na decoração, a Osterbaum, uma árvore de páscoa, com ovinhos e flores colore toda a cidade.
Pomerode  está toda enfeitada com  a 5ª Osterfest - Festival de Páscoa, que este ano começou no dia 2 último e só terminará no final do mês.  Entre os costumes e tradicionais da cidade, são estes os maiores destaques:
OSTERBAUM (Árvore de Páscoa) – É uma tradição que veio da Alemanha e é mantida pelos descendentes alemães até hoje. A árvore é montada com galhos secos que simbolizam a paixão e morte de Jesus Cristo. Nos galhos são colocadas em galhos  cascas de ovos coloridos,  simbolizando a alegria da vida e a ressurreição. 
OSTERMARKT  - No Centro Cultural da cidade há uma feira de artesanato, com artigos especialmente confeccionados para a Páscoa. A troca de casquinhas é um incentivo a que o público participe dos preparativos da Osterfest. 
OSTERFEUER - Durante a procissão pelas ruas da cidade, realizada na quinta-feira santa (28) com velas acesas, o chamado fogo pascal é uma tradição denominada Osterfeue. 
STÜPPEN – Outro costume e a realização da  Serenata de Páscoa,  herdada dos imigrantes germânicos, feita na madrugada entre o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa. 
Muitas  outras atividades os locais e turistas têm em   Pomerode nos festejos pascais, entre as quais o 7º concurso de pintura de cascas de ovos, o passeio de bicicletas decoradas  e o  Osterhasen-Bauernhof (Sítio do Coelho da Páscoa) – cenário digno dos melhores contos infantis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário