Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

AMOR PELA CIDADE O LEMA DO RECIFE NOS 476 ANOS

Reginaldo Rossi no parque Dona Lindu

Dois dias de festa com muita música e declarações de amor pela cidade. Os 476 anos do Recife começaram a ser comemorados pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Cultura, no último domingo (10/03) em dois polos: um na zona norte – Morro da Conceição e outro na zona sul – Parque Dona Lindu. Na terça-feira (12/03), data oficial do aniversário, aconteceu o tradicional corte do bolo, na Praça do Arsenal.
O encontro do Samba com o Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, marcou o início das comemorações,  no Morro da Conceição. A partir das 13 horas houve o “Samba do Recife no Morro”, espetáculo para harmonizar as diversas formas e sonoridades do samba tocado na cidade, desde aquele que anima os terreiros de jurema ao samba de velha guarda. A anfitriã da festa, Karynna Spinelli, recebeu como convidados Wellington do Pandeiro, Belo Xis e Jorge Riba, representando o Samba de Maria, Gerlane Gel, Luísa Pérola e Selma do Samba, e A Jurema Fala teve Alexandre L'omi L'odò, Mestra Joana e Lucas dos Prazeres.
Na sequência, a Orquestra Popular do Recife e a Cia Tradição de Dança se apresentaram no palco. Depois o Maracatu Estrela Brilhante e a Escola de Samba Galeria do Ritmo desfilam pelas ruas do Morro. Nos intervalos das apresentações, o Mestre de Cerimônia, o ator Zé Ramos, interpretou textos de autores consagrados sobre o amor que o Recife desperta.
Do outro lado da cidade, no Parque Dona Lindu, as comemorações começaram às 16h, com a apresentação da Cia de Dança Fátima Freitas, Orquestra de Frevo 19 de Fevereiro, passistas do Grupo Saltos e Bloco da Saudade. A “História do Frevo” foi contada e tocada pela Orquestra Sinfônica do Recife, com a participação do Maestro Spok. Para compor o roteiro sobre os ritmos e modalidades do frevo, a aula-espetáculo contará com a participação de Claudionor Germano, Coral Edgard Moraes e os passistas campeões de 2013. O “rei”, Reginaldo Rossi, em clima de amor pela cidade, encerra as apresentações do domingo.
CORTE DO BOLO - Quatrocentos e setenta e seis quilos de bolo, um para cada ano da cidade. Assim os recifenses festejaram o aniversário, no dia 12,  com o tradicional corte do bolo,  na Praça do Arsenal. Antes, às 17h30,  o clima de festa  tomou conta do lugar com as apresentações do “Urso Zé da Pinga”, “Orquestra de Frevo 100% Mulher”, “Bloco Pierrot de São José” e dos passistas campeões de 2013. Depois do corte ainda se apresentaram o “Maracatu Mirim Nação Estrelar”, o afoxé “Ilê de Egbá”, os “Caboclinhos Canindé do Recife” e o bloco “Eu Quero Mais”.
PALAVRA DO PREFEITO - “O Recife faz aniversário, mas quem está de parabéns é o recifense; pelo clima de entusiasmo e unidade em ajudar na mudança da cidade”. As palavras são do prefeito Geraldo Julio, que participou no domingo do início das comemorações pelos 476 anos do Recife. Ao lado da primeira-dama Cristina Mello, Geraldo esteve no Morro da Conceição, na Zona Norte, que pela primeira vez foi escolhido como polo comemorativo da festa; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul. Nos dois polos, o gestor acompanhou apresentações de Frevo e Samba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário