Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

O NOVO PAPA FRANCISCO É DA ARGENTINA



       Para o grande público do mundo, foi surpreendente a eleição do Papa Francisco. Ocorreu na quinta votação, no segundo dia do Conclave.  O fumo branco saiu da chaminé colocada sobre a Capela Sistina a partir 19h06 locais. Nasceu ele em Buenos Aires, na Argentina, a 17 dezembro de 1936, de uma modesta família de origem italiana. Entrou em 1958 na Companhia de Jesus, sendo ordenado padre em 1969. Fez a profissão perpétua em 1973. Em 1992 foi nomeado por João Paulo II bispo auxiliar de Buenos Aires, de que se tornou arcebispo em 1998. Foi criado cardeal por João Paulo II, em 2001.
A primeira missa rezada pelo Papa Francisco após a eleição foi na 5ª feira (14), na Capela Sistina, especialmente para os cardeais que participaram do Conclave. Uma oração especial foi feita para que o Papa emérito, Bento XVI, possa servir a Igreja no recolhimento com uma vida dedicada à oração e meditação. No domingo, 17, o Sumo Pontífice  oficiou o primeiro Angelus
Perante uma multidão de cerca de 200 mil pessoas, entre as .quais líderes de vários ritos e igrejas e diversos chefes de Estado de 132 países, inclusive as Presidente Dilma Rousseff  e Cristina Kirchner  ontem, 19, o Papa Francisco rezou missa solene para uma multidão que este na Basílica de São Pedro dando início oficialmente ao seu papado. Antes da Santa Missa, o novo papa recebeu das mãos do cardeal francês Jean-Louis Tauran o pálio, símbolo do bom pastor, e das mãos do cardeal camerlengo, Angelo Solano, o anel de pescador, simbolicamente de prata banhada a  ouro. 
ENCONTRO - Na entrevista que concedeu à presidente Dilma, o papa Francisco confirmou sua presença na Jornada Mundial da Juventude, marcada para  julho j próximo,  no Rio de Janeiro, Adiantou também o Sumo Pontífice que aproveitará a vinda ao Brasil para fazer  uma visita à cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.Adiantou a presidente:
"A Igreja, como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande. E ele estava me dizendo que espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa --ele é o primeiro em várias coisas: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino--, e ele espera presença massiva de jovens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário