Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

BNDES APROVA R$ 1 BI PARA A LINHA LESTE DO METRÔ

Novas tuneladoras
Conforme a  Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações do BNDES e Casa Civil, o BNDES aprovou a verba de  R$ 1 bi para a construção da linha leste do metrô de Fortaleza, cujas obras já foram iniciadas, porém estando em ritmo lento. 
O projeto faz parte dos investimentos propostos para o setor de mobilidade urbana no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A Linha Leste do metrô irá integrar o centro capital à região da Avenida Santos Dumont, onde se encontram os principais polos comerciais, universitários e financeiros da cidade, além da região da Avenida Washington Soares, que apresenta o maior índice de crescimento da região. Deverá complementar de forma eficaz a rede de transporte urbano dos bairros de sua abrangência, integrando-se aos demais modais de transporte. 
O traçado do metrô  parte  da Estação Central Chico da Silva, seguindo no sentido Oeste-Leste até a Estação Hospital Geral da Fortaleza (HGF). Daí derivará no sentido sul, até a Estação Edson Queiroz, atendendo doze bairros da cidade.
O financiamento do BNDES apoia investimentos necessários para implantação das obras civis do metrô, que corresponde a 12,4 km de sistema metroviário, sendo 11,1 km de trecho subterrâneo, 562 metros de trecho de transição e 800 metros de trecho em superfície, além de treze estações (doze subterrâneas e uma em superfície), dez poços de ventilação e sete saídas de emergência.
NOVAS TUNELADORAS -  Com mais duas tuneladoras adquiridas para a escavação dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que desembarcaram na quinta-feira (03) no Terminal Portuário do Pecém  e o aporte financeiro do BNDES tomarão grande impulso os trabalhos de construção da nova via.
Os equipamentos chegaram ao porto no navio Thor Dynamic, provenientes da cidade de Xangai, na China. As duas primeiras tuneladoras chegaram também daquele país em setembro do ano passado e estão armazenadas em área entre as estações Chico da Silva e João Felipe, no Centro da capital. A montagem dos equipamentos deve começar ainda este mês.
As tuneladoras são do tipo Tunnel Boring Machine (TBM) e foram compradas mediante licitação ocorrida em junho de 2012. O valor do investimento foi de R$ 128.224.258,52. O Contrato com a Robbins inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra. 
ANDAMENTO DAS OBRAS - As obras da Linha Leste seguem com a abertura do emboque, túnel por onde entrarão as tuneladoras – localizado ao lado da estação Chico da Silva, sentido bairro do Papicu. Esse estágio da obra já está com 65% de sua estrutura pronta.
O Shield, como é chamado a parte dianteira da máquina, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. Ao todo, o shield e o backup (a parte restante da máquina) têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário