Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CUMBUCO E PORTO DAS DUNAS, CAMINHOS CERTOS DOS TURISTAS

Cumbuco - CE
O Ceará vem recebendo desde o início da Copa do Mundo FIFA 2014 dezenas de sotaques e idiomas, todos interessados principalmente, no nosso sol, brisa constante, praias, artesanato e culinária vasta. Afinal, são 573 quilômetros de litoral, temperatura média de 27° e 300 dias de sol por ano. Tudo isso aliado a um povo cuja simpatia e hospitalidade são reconhecidas em todo o País.
Nestes dias de Copa de Mundo acrescentado com período de férias os turistas muito vêm procurando os polos turísticos dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, tais como Cumbuco (Caucaia), e Porto das Dunas (Aquiraz). 
PORTO DAS DUNAS -  Um dos locais que mais têm atraído os visitantes é o Porto das Dunas, onde está o Beach Park, ao passo que é, também, local para quem  deseja lazer com sossego. O Porto das Dunas é a localidade praiana mais urbanizada do Ceará. Sua orla é tranquila e tem como característica os imensos coqueirais, dois resorts, diversos condomínios e casas de alto padrão margeando as suas dunas gigantes.
A localidade apresentou um grande crescimento nas últimas duas décadas, a partir da instalação do Beach Park, o maior parque aquático da América Latina e o principal equipamento turístico privado do Estado. Além do parque, recebe festas temáticas nos hotéis e nas mansões. Também detém uma das melhores infraestruturas de hospedagem do Estado, com dois resorts – entre eles o Aquiraz Riviera, com campo de golfe e um dos maiores do Nordeste - e diversos hotéis e pousadas. Para chegar lá, vindo de Fortaleza, o turista vai percorrer uma estrada duplicada, a CE 025, com paisagismo e ciclovia. 
O Porto das Dunas mantém intacto o conjunto de formações geológicas que dá nome ao lugar; e a foz do rio Pacoti, com manguezais e vegetação intocada. 
Além do parque, uma boa pedida é passear entre as dunas de buggy ou veículo 4 x 4 e conhecer o parque eólico instalado na região, um dos maiores do Ceará. E quando bater a fome, não vai  faltar bons restaurantes para o turista se deliciar com uma legítima peixada cearense, ou pratos à base de camarão e lagosta. 
Para finalizar a visita, vale conhecer a bucólica Prainha. Limitada pela foz do Rio Catu, o lugar tem águas calmas e uma comunidade que vive da pesca e do artesanato. E acompanhar o ritual dos jangadeiros se lançando ao mar, degustando deliciosos pratos nas barracas. 
Já de volta à Fortaleza, na CE 040, a pedida é parar no Centro das Tapioqueiras. O lugar reúne 26 quiosques especializados na iguaria cearense, de origem indígena. A origem do lugar remonta à década de 1920, quando mulheres da comunidade da Paupina, em Messejana, vendiam tapioca com café na estrada.
O centro recebe diariamente mais de mil turistas e fortalezenses em busca de experimentar diferentes recheios de tapioca, desde o tradicional leite de côco ou carne do sol com queijo coalho; aos mais elaborados, tais como camarão ou frango com catupiry; passando pelas doces, como as de goiabada cascão com queijo, leite condensado com côco, Nutella e outras delícias.
CUMBUCO – Outro local preferido é a Praia do Cumbuco, vizinha a Fortaleza (apenas 23 km de distância da região da Beira Mar), onde o sol não dá trégua, mas a brisa é constante. Além da beleza da praia em si, o Cumbuco é cercado por paisagens de tirar o fôlego: as dunas, a Lagoa do Banana e a Barra do Cauípe.
Paraíso dos praticantes de wind e kite surf, o Cumbuco é um dos melhores pontos do mundo para a prática desses esportes, devido à intermitência eólica. Lá, a velocidade média anual dos ventos é de 36 km/h e a vila tem uma rede de negócios que gira em torno dessas modalidades: escolas, centros de manutenção, lojas especializadas e outros estabelecimentos, além de diversas competições ao longo do ano. 
Mas a praia também oferece opções para quem não é adepto do kite ou do wind: boas pedidas são cavalgar pela praia ou passear de buggy pelas dunas. Estas formações são muito íngremes na área, e o nível de adrenalina depende do gosto do turista: “com emoção”, com descidas bruscas nas dunas, ou “sem emoção”, quando as descidas são lentas e suaves.
Para garantir a segurança do visitante, é recomendável procurar apenas bugueiros credenciados. É fácil identificá-los por meio das sinalizações nos carros e na farda. Na dúvida, basta procurar a sede da associação, na praça da vila. Quem gosta de se aventurar dirigindo na areia, quadriciclos também podem ser alugados para passeios em áreas específicas. 
Para finalizar o dia, o turista pode apreciar o pôr do sol tanto no Cauípe, quanto na Lagoa do Banana, e depois se esbaldar nos bares e nas festas estilo “pé na areia” do Cumbuco. 
Bares e restaurantes também não faltam: pode-se encontrar desde os peixes e frutos do mar - tradicionais em todo o litoral cearense - à culinária contemporânea, passando pelos especializados em comida natural. 
A rede hoteleira do Cumbuco é uma das mais completas do Litoral Oeste. São cerca de 50 empreendimentos de hospedagem, que vão desde pousadas a um resort de alto luxo com campo de golfe (Vila Galé Cumbuco), passando por um hotel de charme.
Para descansar, mergulhar em águas mornas e cristalinas de rio, lagoa ou do mar, aproveitar os bons ventos para praticar wind e kite surf ou cair na balada, o destino certo é o Cumbuco. Sempre de encher os olhos. (Com a Setur/CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário