O BRASIL EM ONDA FAVORÁVEL
É inegável que o Brasil dos nossos tempos está em posição privilegiada em desenvolvimento e melhoria das condições de vida de seu povo. Até que enfim passou a ser olhado com respeito pelos países “donos do mundo”, principalmente os europeus e americanos mergulhados em crise de tamanho imensurável. Somos, atualmente, a 6ª maior potência econômica. Já temos uma nova classe média, emergente de uma pobreza melhorada. Mas, não podemos ficar deitados nos louros das vitórias alcançadas. Mas, como o próprio Ministro Mantega adverte, ainda falta muito para chegarmos ao grau de desenvolvimento há muito alcançado pelo europeus e americanos do norte, por exemplo. Talvez uns 20 anos. De fato, as mazelas crônicas continua. Muita gente tem vida miserável, mora em locais degradantes, não é assistida na sua saúde e não se alimenta como devia. A segurança pública, infelizmente, é uma lástima, de modo geral. O saneamento básico é precário. O analfabetismo domina grande porcentagem do povo. Enfim, são muitas as mazelas que teremos de superar. Portanto, há necessidade urgente de o Governo continuar firma na sua política econômica e financeira. Mas o povo brasileiro só será feliz quando governantes realmente patriotas direcionarem suas administrações para uma política de Saúde pública, de educação formal e tecnológica e de segurança pública. Tudo isto se livrando dos corruptos e corruptores que são destaque nos Três Poderes.
No mais, um final de ano de paz e harmonia para todos nós e um 2012 repleto de boas notícias.
AULA MAIÚSCULA DE FUTEBOL
Na manhã do último domingo no Brasil, noite anterior no Japão, a equipe Barcelona da Espanha ganhou com todos os méritos o Campeonato Mundial de Futebol Interclubes. Ganhou folgadamente de 4 x 0 do nosso Santos. Mostrou um futebol de primeiríssima qualidade, onde a organização, a arte e genialidade dos seus jogadores se revelaram incomparáveis, não dando margem a qualquer reação da equipe brasileira. Durante os 90 minutos, os barceloneses confirmaram o que todos já sabiam: é um dos maiores times de futebol de todos os tempos. O Santos rendeu-se para uma equipe muito superior, melhor orientada, mais harmônica. Se tem o argentino Messi como a grande estrela, mostrou muito mais. Do goleiro ao ponta esquerda, seus jogadores funcionam como uma grande orquestra, comandada por um maestro igualmente de qualidades indiscutíveis. Mesmo com o elástico placar, não consideramos demérito a derrota da turma santista. Rendeu-se diante do melhor. A lição fica para o futebol brasileiro, que já foi indiscutivelmente o maior do mundo. Dos 11 jogadores do Barcelona que massacraram o Santos a grande maioria é oriunda da sua escolhinha, acerca de 30 anos funcionando com alto grau de aproveitamento e credibilidade. Até o genial argentino Messi por lá passou. A diretoria investiu e investe alto para formar jogadores conscientes das suas responsabilidades como atletas e homens sabedores de suas responsabilidades. Contrata pouco jogadores que se destacam em outros países. O resultado está ai. É uma equipe diferenciada e que desmente a teoria do futebol truculento, de marcação implacável. A sua orquestra está tocando maviosamente. Os seus resultados dos últimos tempos confirmam que futebol é um jogo coletivo e que deve se desenvolver com engenho e arte.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
REVEILLON INESQUECÍVEL EM FORTALEZA
A Prefeitura de Fortaleza, pela titular Luizianne Lins e a secretária de turismo Patrícia Aguiar, assessoradas por competente equipe, irá presentear à população com um Réveillon marcante, vibrante e alegre. Mais de duas mil pessoas vão trabalhar para garantir a segurança do grande público no Aterro da Praia de Iracema. Integrantes do Corpo de Bombeiros, das polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e do Juizado da Infância e Juventude serão vigilantes, atentos para prevenir qualquer alteração da ordem.
Vislumbrando um palco de 300m² , estruturalmente preparado para a cenografia e uma passarela em formato de 'T' onde os artistas famosos nacionalmente se encarregarão da alegria, as esperadas 1,5 milhão de pessoas que estiveram no Aterro da Praia de Iracema certamente ficarão felizes na passagem do ano em Fortaleza. O espetáculo preparado pela Prefeitura promete consagrar-se como um Réveillon inesquecível o 2ª maior do Brasil
A programação oficial do Réveillon de Fortaleza acontecerá no litoral e nas zonas oeste e sul. A programação das festas serão desenvolvidas, com atrações apresentadas por consagrados artistas brasileiros:
NA PRAIA DE IRACEMA - Mona Gadelha - Show especial da cantora abre o Réveillon do Aterro da Praia de 1racema, de 18 às 19h10,. Vai do rock ao tropicalismo, da MPB ao Blues, passando também pelo jazz.Banda Arsenic, de 19h30 às 20hs10, apresentará Pop rock mesclado com elementos como sintetizadores e percussões.
Titãs, de 20h30 às 22 horas – Show Futuras Gerações. Hits e clássicos que marcaram sua trajetória musical, mas também músicas novas. Fagner – 22h20 – 23h50 – Aumentará a temperatura do Aterro mostrando os seus maiores sucessos, com composições musicais próprias acrescentada com as de Luiz Gonzaga, Orlando Silva, Roberto Carlos e outros. Ivete Sangalo, de 00h30 – 02h-30. O Ponto maior do Réveillon fortalezense será da festejada cantora baiana. Esfusiante e disposta a continuar encantando os fortalezenses, depois do maravilhoso espetáculo dos fogos, a musa cantará dançando com sex e vigor as mais aplaudidas do músícas do seu vasto repertório. Ítalo e Renno, de 02h50 às 04h00 continuarão este que promete ser o maior Réveillon de todos os tempos. Os sanfoneiros irão da música erudita ao jazz, passando pelo frevo, chorinho. Até terminar, os milhares de fortalezenses que estiverem no Aterro encontrarão motivos sobrados para, depois do refrescante banho de mar de 1ª de Janeiro, do café reconfortante, não esquecerem este Réveillon 2011-2012.
NO CONJUNTO CEARÁ – No populoso bairro, contando com a participação dos adjacentes, a Noitada do Reveilon 2011/2012 também será empolgante, em meio de muita música e fogos. Uma turma de renome nacional está escalada para animar os moradores da parte oeste da Capital. Lá estará o paraibano residente hoje em Fortaleza Chico Pessoa, requisitado Jorge Aragão e as bandas Coda e Selvagens à procura da lei. Não há dúvida de que o povão da zona terá uma passagem de ano memorável.
Em Messejana ´A cargo da banda Dona Zefa, e dos cantores Netinho e Rafael Greick. Já no Conjunto Ceará, os convidados são Chico Pessoa, a banda Selvagens à Procura da Lei, o sambista Jorge Aragão e a banda Coda.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ, BELO MAS PERIGOSO ESPETÁCULO
A jornalista catarinense Nelci Seibel, nos dá conta de que o fotógrafo Aureo Berger captou na última semana, num dia um tanto fora do comum, estas belas imagens de como ficou o céu de Balneário Camboriú. Sem dúvida, assim de longe o espetáculo foi belo pela força da natureza mas deixou apreensivos os moradores e turistas que freqüentam a “Copacabana do Sul”. O “Céu de brigadeiro” quase constante da grande atração turística do sul brasileiro mostrou que a natureza arma das suas
JORNALISTA CLARET REZENDE RECEBEU COMENDA
![]() |
Claret com o certificado, ao lado do cônsul Noboru Yamaguchi, da esposa Tereza Hatue (sentados), da irmã Regina (e) e dos filhos Letícia Yumi, Beatriz Akemi e Marcos Hideiyoshi |
Honraria concedida pelo Imperador do Japão, Noboru Yamaguchi, Cônsul Geral do país asiático para os Estados do Paraná e Santa Catarina, condecorou com Comenda Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata o jornalista Antônio Claret de Rezende, mineiro de nascimento e paranaense por adoção. Presentes ao ato, realizado, na residência oficial, dia 13 último, estiveram familiares, amigos, autoridades e convidados do Consulado.
Em seu agradecimento, o jornalista ressaltou sua estreita ligação com a comunidade nipo-brasileira, o relacionamento com os Cônsules e o Consulado, a visita que fez ao Japão, como convidado do Governo japonês e a admiração que nutre pelo Pais e pelo povo nipônico. O tradicional “kampai” (brinde) foi comandado por Oshiro Yoshiaki, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná. Após a cerimônia, o Cônsul-Geral ofereceu um jantar.
PREFEITURA OBTEM EMPRÉSTIMO PARA OBRAS
O Senado aprovou na quarta-feira, 21, um empréstimo de R$ 80 milhões da Prefeitura de Fortaleza junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, para serem aplicados em obras de requalificação e expansão viária da Praia do Futuro (foto).
A reforma do sistema é uma das quatro intervenções que estão sendo feitas na cidade, através do PRODETUR. Para a Secretária de Turismo do município, Patrícia Aguiar, o financiamento será direcionado para importantes obras que irão promover o desenvolvimento social e econômico da área leste de Fortaleza, melhorar a qualidade de vida da população residente e contribuir para aumentar o fluxo turístico da cidade, como um todo. Concluídas as intervenções, certamente irão atrair mais investidores interessados em implantar naquela parte do litoral da Capital condomínios, hotéis e restaurantes, melhorando o potencial turístico da Praia do Futuro, Sabiaguaba e Praia do Meireles.
WEBJET TEM NOVO VOO RIO - FORTALEZA
A partir de 12 de janeiro a Webjet terá um voo diário, de ida e volta, entre o Galeão e Fortaleza. A ligação entre as duas cidades será feita pelo novo Boeing 737-800, que a empresa acaba de receber. Para quem quiser se antecipar, a reserva das passagens já está disponível em www.webjet.com.br com valores promocionais a partir de R$ 299,99 para cada trecho. No site é possível ainda fazer a compra em até seis vezes sem juros no cartão de crédito, ou optar por outras formas de pagamento. Além da compra on line, as passagens também podem ser adquiridas nos agentes de viagens.
TOMA FORMA O XXIII FESTIVAL DE JAZZ & BLUES DE GUARAMIRANGA
![]() |
Omar Puentes |
A 13ª edição do Festival Jazz & Blues, no Ceará, começa a tomar forma. As atrações para o ano de 2012 já estão confirmadas e inclui nomes dos EUA, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. Tradicionalmente realizado em Guaramiranga no período do Carnaval, o festival será de 18 a 21 de fevereiro de 2012 na cidade serrana, descendo na quarta-feira de cinzas para atividades em Fortaleza de 23 a 25/02 e em Sobral no dia 25/02.
Serão muitas horas de boa música, do jazz ao blues, passando por ritmos afins, do Brasil e de outros países. Como já é tradição, a programação acontece ao longo de todo dia, sob a luz do sol e a luz da lua, em espaços abertos e fechados, com shows, ensaios abertos, cortejos, conversas com músicos e oficinas.
Será um Carnaval diferente mas convidativo para os mais de 12 mil visitantes esperados e os apreciadores da boa música do Maciço de Baturité. Os dias serão cheios de música de qualidade com apresentação de grandes artistas ewm meio à beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará.
ATRAÇÕES de 2012 - A 13ª edição do Festival Jazz & Blues terá: Omar Puente (Cuba), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Yamandu Costa (RS), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Weli (Bélgica), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Marco Lobo (BA/RJ), Cainã Cavalcante (CE), Puro Malte (CE) e Gabriel Grossi (SP).
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS - Nos dias 17 e 18 últimos, estudantes e arte educadores de Sobral, Quixadá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo participaram das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que integram o projeto Música é para a Vida. A atividade é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues.
O Festival Jazz & Blues 2012 é realizado pela Via de Comunicação e Cultura.
20 TRANSATLÂNTICOS ESPERADOS EM FORTALEZA
Fortaleza receberá três navios: Ocean Deam, Costa Fortuna e Costa Victoria. Estima-se que aproximadamente 20.534 turistas estarão a bordo dos 13 cruzeiros que esses transatlânticos farão na região. Na temporada passada, 11 hospedaram 12 mil cruzeiristas.
UM DESTAQUE ESPECIAL NO TURISMO

É sabido que Colombo Cialdini é um dos empresários que constantemente está inovando no turismo cearense, especialmente em Fortaleza. Sua atuação é reconhecida como um dos mais importantes empresários e ativo dirigente de entidades da classe. Como presidente da ABAV/Ceará, pelas suas inovações, inclusive pelo fato de ter iniciado na entidade a melhor qualificação dos agentes de viagem atuantes entre nós. Agora, também como presidente, no Fortaleza Convention & Visitors Buereau consolida o trabalho dos seus antecessores na busca de eventos, para tanto ampliando o quadro do órgão em busca de melhores “performances”. No Skal Internacional de Fortaleza, como vice-presidente, Colombo continua mostrando trabalho. Finalmente, é um dos responsáveis pelo maior evento do turismo do Ceará que é o Fortal. Por estas e por outras, Colombo deveria ter figurado na página dos destaques.
FORTALEZA CONVENTION NEWS
![]() |
Equipe do FCVB: Cabral, Arlene Castelo, Suemy Vasconcelos, Celina Castro Alves, o presidente Colombo Cialdini, Milena Auipe, Lorena Sena |
Durante café matinal no Hotel Vila Galé, dia 15 passado, os dirigentes do Fortaleza Conventions & Visitors Bureau, tendo à frente o presidente Colombo Cialdini, reuniram-se com o “trade” turístico local para mostrar o que foi realizado neste 2011 que está terminando. Como principais resultados, foi mostrado que aconteceram 20 treinamentos, 14 visitas técnicas, 28 eventos em captação, 96 apoiados e captados e um aumento de 15 % no número de associados.
Também, foi celebrado com a Secretaria de Turismo de Fortaleza convênio para a execução do projeto “Fortaleza, capital do turismo”, quando ações se desenvolveram promovendo o turismo do Estado, como a “Noite de Fortaleza”, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília, muito prestigiadas pelas autoridades e operadores do turismo dessas capitais. Outro trabalho de grande importância foi a apresentação da candidatura da capital cearense para sediar o 54o. Congress – Internacional Conference and Congress Association, em 2015. Este evento reúne os responsáveis pela escolha dos locais onde serão realizados os encontros internacionais seguintes.
O FC&VB esteve nas grandes promoções nacionais e internacionais de turismo, em parceria com as companhias aéreas TAM, Gol, Azul, Webjet e Flytour. Marcou presença na Câmara Setorial de Eventos, Câmara de Comércio e Serviços, Conselho Municipal de Turismo e Grupo Gestor de 65 Destinos Indutores. Igualmente com a Imex, Abav, no Workshop CVC, na Latin American Center for Transportation Economics, no Salão do Turismo e nos “roads shows” da ABIH – norte, sul, sudeste e centro oeste.
Outra área que o FCVB trabalhou e logrou êxito foi na esportiva, com os realizados Campeonato Brasileiro de “Stand Up Paddle”, Brasileiro de Canoagem, Mundial de Futebol Universitário e Torneio de Voleibol Sênior Damas de Esmeralda, Campeonato Brasileiro de Triathlon Long Distance, desafio internacional de surf e na travessia em mar aberto Ideal Clube. Graças também à atuação do Convention, trouxe para esta capital o Campeonato Mundial de Futebol Escolar e o Brasileiro de Ginástica Artística, além de ter iniciado o processo de captação, junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, das Olimpíadas Universitárias e Escolares, em 2013.
![]() |
Colombo Cialdini fala aos presentes |
O Presidente Colombo Cialdini agradeceu aos parceiros que foram de fundamental importância para os resultados positivos obtidos neste ano e fez a entrega de prêmios para os hotéis que bateram a meta de arrecadação do Room Tax.
O FRENESI COM A VINDA DE TURISTAS
Os profissionais do turismo entram num verdadeiro frenesi, quando se aproxima a alta estação turística. É que esperam receber turistas em número superior ao da temporada passada. Os motivos para tanta euforia? Não é difícil de se deduzir.
Apesar de muitos brasileiros, nesta alta estação, terem escolhido alguns países europeus e da América do Norte, para compras ou desfrutar as férias, é esperado grande afluxo de turistas, oriundos do Centro-Sul e da Zona Norte do Brasil, e até do exterior, para visitarem os principais polos receptores nordestinos.
Acreditamos, também, que turistas e mais turistas virão desfrutar os atrativos turísticos de Fortaleza e de outras plagas cearenses, mormente o litoral. Esta temporada tem tudo para dar certo. Mas, se for um fracasso (Tomara que isso jamais ocorra!), o frenesi dos que vivem das atividades turísticas, em nosso Estado, cede lugar para uma situação de tristeza e de lamentações, pois se prepararam, para deixar tudo direitinho, com vistas a satisfazer os visitantes, por sinal, a “galinha dos ovos de ouro” desse segmento econômico em nosso Estado.
Mas, nosso receio, com a vinda de turistas, em grande número, ao Ceará, sobretudo a Fortaleza, diz respeito a alguns comerciantes e empresários inescrupulosos (ainda bem que há exceções!), que, na ânsia de lucrar muito, elevam os preços de seus produtos e serviços, querendo, em dois meses, ganhar pelo resto do ano. É claro que, em qualquer atividade econômica, deve-se pensar em lucro. Agora, lucrar demais, explorando os consumidores, ou vendendo algodão por veludo, aí é que não aprovamos e condenamos os que, assim, procedem.
Sempre que chamamos a atenção desses exploradores, há alguém a justificar esse senão, no turismo, com o argumento de que turista tem dinheiro e é para ser explorado mesmo. Como turista é explorado em todo o mundo, não seria diferente no Ceará.
Pelo amor de Deus, gente! Pensar e agir, criminosamente, extorquindo os bolsos dos visitantes, ou mesmo dos cearenses, é ser cafajeste e desconhecer os princípios éticos que devem nortear as pessoas, também, em seus negócios. Afinal, cobrar mais caro por um produto ou serviço, baseando-se nas finanças do consumidor e não no preço do mercado, é – repetimos – errado, desumano e enganar o consumidor.
Se estamos abordando esse assunto, é devido (sempre na alta estação) os turistas reclamarem dos preços cobrados, quando da compra de alimentos, serviços, diversões etc. Isso, minha gente, não é bom para o turismo alencarino. Explicando: turista explorado não retorna ao mesmo lugar, onde se sentiu furtado, afrontado e desrespeitado, como consumidor e, acima de tudo, como cidadão. E atenção, comerciantes, empresários inescrupulosos e prestadores de serviços, NÃO AFUGENTEM OS TURISTAS.
Bem! Por último, caro-leitor, os votos de um SENSACIONAL NATAL E MARAVILHOSO 2012
*Diretor - Secretário da Abrajet-Ceará
ATIBAIA É UMA JOIA ENCRAVADA NA MONTANHA
Na "água boa", nome dado pelo indígenas |à atual Atibaia, os bandeirantes, exploradores, no século XVII, encontraram abrigo perfeito para uma estada maior. Localizada no encontro de duas rodovias importantes (Fernão Dias e D.Pedro), a cidade, vocacionada no equilíbrio entre natureza e cultura, possui atualmente forte potencial estratégico de desenvolvimento econômico. Em seus 342 anos de história, mantém-se como uma jóia encravada na montanha, estrategicamente situada nas proximidades da capital, São Paulo, e não muito distante do litoral paulista.
BELEZAS NATURAIS - A cidade de Atibaia ostenta silêncio e beleza nos parques, onde o som dos pássaros e a água corrente oferecem sensção de tranqüilidade. Na Pedra Grande, maior rampa natural do País, o olhar do visitante contempla a cidade e municípios de quase toda região. Imensa rocha é um verdadeiro presente para os praticantes de vôo livre O Parque da Grota Funda, é objeto de estudo de pesquisadores e considerado santuário de espécies raras ou ameaçadas de extinção.
Na fechada mata revelam-se grutas, pequenas quedas d'água e paisagens deslumbrantes. A água fez Atibaia. Verte da Serra, despejando-se em pequenas quedas, desenhando as curvas do Rio Atibaia, na represa da Usina, nos córregos, nos lagos existentes nos parques urbanos, como um espelho de nossa existência, a água é fonte de vida.
HISTÓRIA E TURISMO – A história de Atibaia é em grande parte contada através dos prédios antigos. São eles depositários de acontecimentos importantes. No século XVIII, já possuía o Museu funcionando na Câmara Municipal. O Casarão Júlia Ferraz, no centro histórico, e o antigo Fórum lá estão. As igrejas também são testemunhas vivas do passado. A de São João Batista, de 1665, é a principal e a de Nossa Senhora dos Homens Pretos foi construída por escravos, As festas religiosas são ponto importante no calendário cultural da cidade, como a de louvor a São João Batista, com a procissão anual, na data do aniversário da cidade. Outros monumentos à crença na Divindade devem ser visitados: o marco da Paz, o Santuário de Schoenstatt, as capelas nas fazendas. O ritual religioso e a benção estão garantidos.
Registre-se que as boas colheitas, entre os seus moradores de origem nipônica são festejadas com a dança ritual de do bon odori. Com os tambores do Taikô são manifestações culturais que conquistaram a cidade. As flores, morangos, uva de mesa e pêssegos são abundantes, cultivados com tecnologia de pontal.
Distante cerca de 45/50 minutos dos aeroportos internacionais de Cumbica e Viracopos e a 40/45 minutos de São Paulo) e Campina, Atibaia está bem estruturada para a prática do turismo. Possui 03 pavilhões de exposições; 15 centros de convenções; 5 mil leitos para hóspedes; 130 espaços de eventos; 04 mil pessoas no GranBallroom Atibaia; 25 roteiros turísticos.
NAZARÉ PAULISTA, PEQUENO PARAÍSO NA MONTANHA
![]() |
Barragem de Atibainha ao lado de Nazaré Paulista |
O pequeno Nazaré Paulista não chama a atenção pelo alto grau de desenvolvimento que ocorre nos maiores municípios de São Paulo, se bem que possui os requisitos desejados para se viver bem. A cidade, nos seus mais de 335 anos, distante 90 quilômetros da Capital, é charmosa pelo bucolismo, situada que está em local montanhoso de cerca de 1.030 m de altitude, com nascentes, cachoeiras e águas represadas em seus vale, tudo formando um quadro que faz bem aos seus hospitaleiros habitantes e aos milhares de visitantes que a visitam todo o ano.
Município que tem na agropecuária a sua maior força, Nazaré Paulista também é vocacionada para o ecoturismo. Se foi destaque na agricultura cafeeira, desponta agora com o cultivo da cana para a fabricação da boa cachaça, mandioca para as farinhadas, criatórios de escargot, rãs, cogumelos e a fabricação de boa farinha e cachaça de qualidade. A passos largos, o turismo vai ocupando espaços em ambientes especiais para lazer e bem estar, encantando-se o visitante com as peças artesanais de bordados, crochê e a pintura em tecido. Bons hotéis e pousadas, aliados aos pontos históricos são suportes para quem for à terra fundada pelos bandeirantes Mathias Lopes e Zuzarte Lopes se sentir agradecido.
O QUE VISITAR – Os turistas que tiverem a dita de ir a Nazaré paulista, além da prática de caminhadas em ambientes de natureza dadivosa, na sede da cidade e arredores encontrará os seguintes pontos turísticos: Igreja Nossa Senhora de Nazaré – Construção em estilo arcaico e barroco, de 1676; Praça Nossa Senhora de Nazaré; Prefeitura Municipal, de 1870. Foi antiga Cadeia Pública do Governo da Província de São Paulo; Cachoeira Gavirutuva; Represa Atibainha,adequada para a prática de esportes náuticos, pesca e banhos.Integra o Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo; . Praça Álvaro Guião, centro em que se relizam os grandes eventos da cidade;
Alambique Nenê Pinheiro, Produtor da Caninha Trepadeira, lá se podendo ver o processo de fabricação da pinga; Casa de Francisco Derosa, construção do início do século XX; Casa dos Escravos, construção do século XVII.
VISITA DE JORNALISTAS – Durante o período da realização do Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo, de 31 de maio a 05 de junho de 2011. e está previsto uma estada de domingo 03 até 05 no Hotel Fazenda Pousada do Teixeira em Nazaré Paulista, distante 25 k m de Atibaia.
UM EMPRESÁRIO QUE DIGNIFICA O TURISMO
![]() |
Hélio Rocha Lima |
Este ano que chega ao final foi muito positivo para um jovem e vitorioso empresário, que tem uma forte atuação na área do turismo brasileiro. E nesta derradeira edição do “Rota do Sol” de 2011, damos o testemunho desse sucesso. Falamos de Antônio Eliseu de Barros Júnior, casado com Flávia e pai de Mariana e Flávio Gil, formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará e que atua no setor turístico há 18 anos e meio como Gerente Geral do Marina Park Hotel, fora os 6 que trabalhou na sua construção.
O 2011, na sua opinião, foi quase uma repetição do anterior, ambos de crescimento e solidificação da empresa que ajuda a dirigir, já que, por duas vezes consecutivas, foi agraciada com o “Jacaré de Ouro”, comenda concedida pela Revista de Eventos, do empresário Sérgio Junqueira, denominada de Prêmio Caio. Em 2010, pela realização do Reveillon e, neste ano, como o “melhor espaço para eventos”. Para completar, recentemente recebeu o “Mérito Tamandaré”, concedido pela Marinha Brasileira, pelas repetidas parcerias que tem feito com a corporação, fato que muito lhe emocionou e gratificou e que recebeu com orgulho em Natal, Rio Grande do Norte. O Marina realizou 786 eventos variados, entre reuniões, palestras e convenções.
Espera fechar o período, com chave de ouro, com a expectativa de repetir o brilho das anteriores festas de passagem de ano, já que há muito tem desenvolvido, com sua equipe, um trabalho com afinco e profissionalismo. Tanto que se reflete com o sucesso na venda de mesas e ocupação do hotel que alcançou até o momento. Os ingressos já foram mais de 90 por cento expedidos e o hotel totalmente lotado.
Para 2012, Eliseu garante que o Marina continuará batalhando nas promoções previstas e que, nas edições passadas, repercutiram favoravelmente, não só no Brasil, como, também, no exterior. Dentre elas, já estão agendados o aniversário do bloco Siriguella, o “arraiá do Marina”, o Ceará Music e, mais uma vez, o réveillon.
Para o turismo em sí, êle espera que o novo ano tem tudo para seu engrandecimento, pois as realizações previstas são bastante favoráveis. Começa com a inauguração do Centro de Eventos que dará uma demanda gigantesca para o Ceará, em termos de congressos e convenções. A construção do Acquário é outro fator favorável, sem que se fale na movimentação que deverá acontecer com a temporada que antecede as copas das Confederações e do Mundo que estão chegando.
Eliseu Barros está na história do turismo cearense. Não só como dirigente hoteleiro, mas na qualidade de membro atuante em quase todos os seus segmentos, principalmente na Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, regional e nacional, onde tem atuação marcante. Um nome que pontifica e dignifica o “trade” de nosso estado.
SUPERADA ETAPA PARA A CONSTRUÇÃO DO ACQUÁRIO
Até que enfim, o Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Coema) aprovou na quinta-feira (15) parecer técnico que autoriza a construção do Acquario Oceânico do Estado. Na reunião, 22 membros do Conselho votaram a favor, 1 contra e dois se abstiveram da votação.
Após a publicação do parecer no Diário Oficial do Estado, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará poderá autorizar a obra. O conselho do Coema aprovou também o parecer técnico para a construção da Central Geradora Eólica, no Icaraí, e o projeto da linha de transmissão do Porto do Pecém. O governo do Estado pretende investir R$ 250 milhões na construção do aquário. Uma parcela do dinheiro sairá dos cofres públicos e a maior parte, cerca de R$ 200 milhões, virá de empréstimos.
O novo equipamento turístico terá 18 milhões de litros de água, ambientes que simulam o clima nos pólos e vai abrigar espécies de várias regiões do planeta. Como está projetado, O Acquário Ceará será o maior do gênero no Brasil e um dos três maiores das Américas, sendo, sem dúvida, uma das mais importantes atrações turísticas do Estado, capaz de atrair turistas e fomentar estudos das espécies marinhas.
CONFRATERNIZAÇÃO E HOMENAGENS A HUGO HAMMES E WILSON MÜLLER
Os jornalistas Hugo Hammes e Wilson Müller foram homenageados no dia 15 último pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/RS), na sua reunião de encerramento de 2011, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Os dois profissionais, integrandes da Abrajet/RS, atuaram em diversos meios de comunicação, assessorias e consultorias, com destaque para o Consulado Alemão (onde Hammes atuou como assessor de imprensa) e Companhia Riograndense de Turismo (onde Müller atuou como dirigente).
O agradável encontro teve a presença de representantes do trade turístico, entre eles Danilo Kehl (Abav); Clarissa Kopp (Sindetur); Leone Bandeira (Abeoc); Sueli Ribeiro (Sindicato de Guias de Turismo), além do representante da Royal Holiday no RS, Fábio Modolo, e do presidente da Abrajet/SP, Cláudio Oliva. O diretor-presidente do Hotel Embaixador, Sizenando Venturini, participou também das homenagens aos dois profissionais.
Durante a reunião, Modolo apresentou alguns detalhes do grupo Royal Holiday, que mantém, sob sua bandeira, oito hotéis no México, na região de Cáncun e atua com administração de férias programadas. Já o presidente da Abrajet/SP anunciou que o congresso dos jornalistas de turismo de 2012 será na serra paulista, em Atibaia, no primeiro semestre.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
CALEIDÓSCOPIO
DE QUALQUER FORMA, TURISMO EM ALTA
Não obstante toda promoção que a Embratur faz, o mesmo acontecendo em vários estados, não é das mais confortáveis a situação do turismo brasileiro em relação ao de outros países, principalmente da Europa. Para a Organização Mundial de Turismo, mesmo com a grave crise por que vêm passando os integrantes da zona do euro, é lá justamente que os negócios turísticos são os mais destacados do mundo. Das cerca de 700 milhões de pessoas que viajaram este ano, a Europa aparece no topo, com crescimento acima de 6%. Qual o segredo? Mesmo em face do dificílimo momento por que passa o continente da faixa do euro, os países campeões na recepção de turistas, a exemplo da França, Espanha, Alemanha e Portugal, mantiveram a atividade como prioritária na economia, não se descuidando da infraestrutura para bem receber. Infelizmente, o Brasil ainda não é uma potência maior no turismo. Temos tudo para sê-lo, mas falta muito para atingir a excelência que é desejada. Cada um dos nossos estados tem um diferencial latente, ainda à espera de que, os governantes – e o povo de modo geral aí está incluído – compreendam que o turismo bem trabalhado é um caminho potencialmente forte da economia do país, no mesmo pé de igualdade da indústria, comércio, agricultura e outros segmentos. Os investimentos direcionados ao turismo são, quase todos, os que as populações querem para melhorar as suas condições de vida. Turista nenhum se alegra em ver uma cidade suja, com pobres coitados vegetando em favelas; sujeira nas ruas e até em locais indicados como atrativos; mobilidade pública asfixiante, aeroportos altamente superados e que não oferecem maiores condições para quem chega ou pretende viajar; segurança pública que não oferece segurança adequada nem aos que vivem na terra. Enfim, para se tornar atraente e segurar o turista, um destino tem que ser bom para o povo que nela vive e apresente novidades na natureza, na cultura, na hospedagem, na gastronomia e nos divertimentos que chamem a atenção. É certo que possuimos no Brasil inteiro os ingredientes maiores de atração turística. O que falta é uma infraestrutura compatível com o que o povo (e o turista) deseja para viver bem, sentir-se feliz. Uma luz está surgindo no túnel. Por conta dos certames internacionais de futebol que vêm por aí até 2014, há um protocolo de intenções firmado em que o País e as cidades-sede dos jogos das Copas das Confederações e do Mundo realizem bom número de obras estruturantes e que darão condições adequadas e seguras aos milhares de turistas que nos visitarem. Certamente, cumprido fielmente o protocolo que a FIFA exige, a herança será saudável para, pelo menos, a população das 12 cidades-sede dos jogos, Fortaleza entre elas. É um grande passo. E o turismo brasileiro poderá sair da incômoda posição de só receber, por ano, talvez, 12 milhões de turistas, uma “merreca” em relação aos grandes destinos do mundo.
Não obstante toda promoção que a Embratur faz, o mesmo acontecendo em vários estados, não é das mais confortáveis a situação do turismo brasileiro em relação ao de outros países, principalmente da Europa. Para a Organização Mundial de Turismo, mesmo com a grave crise por que vêm passando os integrantes da zona do euro, é lá justamente que os negócios turísticos são os mais destacados do mundo. Das cerca de 700 milhões de pessoas que viajaram este ano, a Europa aparece no topo, com crescimento acima de 6%. Qual o segredo? Mesmo em face do dificílimo momento por que passa o continente da faixa do euro, os países campeões na recepção de turistas, a exemplo da França, Espanha, Alemanha e Portugal, mantiveram a atividade como prioritária na economia, não se descuidando da infraestrutura para bem receber. Infelizmente, o Brasil ainda não é uma potência maior no turismo. Temos tudo para sê-lo, mas falta muito para atingir a excelência que é desejada. Cada um dos nossos estados tem um diferencial latente, ainda à espera de que, os governantes – e o povo de modo geral aí está incluído – compreendam que o turismo bem trabalhado é um caminho potencialmente forte da economia do país, no mesmo pé de igualdade da indústria, comércio, agricultura e outros segmentos. Os investimentos direcionados ao turismo são, quase todos, os que as populações querem para melhorar as suas condições de vida. Turista nenhum se alegra em ver uma cidade suja, com pobres coitados vegetando em favelas; sujeira nas ruas e até em locais indicados como atrativos; mobilidade pública asfixiante, aeroportos altamente superados e que não oferecem maiores condições para quem chega ou pretende viajar; segurança pública que não oferece segurança adequada nem aos que vivem na terra. Enfim, para se tornar atraente e segurar o turista, um destino tem que ser bom para o povo que nela vive e apresente novidades na natureza, na cultura, na hospedagem, na gastronomia e nos divertimentos que chamem a atenção. É certo que possuimos no Brasil inteiro os ingredientes maiores de atração turística. O que falta é uma infraestrutura compatível com o que o povo (e o turista) deseja para viver bem, sentir-se feliz. Uma luz está surgindo no túnel. Por conta dos certames internacionais de futebol que vêm por aí até 2014, há um protocolo de intenções firmado em que o País e as cidades-sede dos jogos das Copas das Confederações e do Mundo realizem bom número de obras estruturantes e que darão condições adequadas e seguras aos milhares de turistas que nos visitarem. Certamente, cumprido fielmente o protocolo que a FIFA exige, a herança será saudável para, pelo menos, a população das 12 cidades-sede dos jogos, Fortaleza entre elas. É um grande passo. E o turismo brasileiro poderá sair da incômoda posição de só receber, por ano, talvez, 12 milhões de turistas, uma “merreca” em relação aos grandes destinos do mundo.
FORTALEZA EM CLIMA DE LUZES E BOA MÚSICA
Neste dezembro, como ocorre em todo o mundo cristão, a população de Fortaleza está vivendo um clima de esperanças na preparação para o Natal e o ano que se avizinha. Praças, shoppings, lojas e grande número de edifícios estão cuidadosamente decorados com árvores natalinas, enfeites e luzes multicores, tornando os ambientes agradáveis e bonitos. O clima de,boa vontade está por toda a parte. É tempo de confraternização
![]() |
Coral de Luz nas janelas do Hotel Excelsior |
A programação do Luzes de Fortaleza continua na noite de hoje.A partir de hoje e até o dia 22, Papai Noel receberá as crianças para fotos na casa montada no Jardim Japonês, sempre das 18h às 20h. Na avenida Beira Mar, no Anfiteatro da Volta da Jurema, haverá variada apresentação de recitais de Natal com solistas e corais e apresentação de grupos de dança, reisados e pastoris. Waldonys e Dominguinhos encerrarão a programação montada pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza.
NATAL NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO - Durante 12 noites, com início previsto sempre para as 18h 30min, o Palácio da Abolição marca os festejos natalinos. Iniciados no último domingo, dia 11, com a participação do cantor e compositor Ivan Lins, os concertos prosseguiram durante esta semana, com a Orquestra e Coral Porta Voz, segunda-feira; Orquestra Eleazar de Carvalho, na terça; Ballet Edisca\ Coral Fundação Raimundo Fagner, na quarta e Orquestra Sinfônica, ontem. Hoje o festival prossegue com a apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, amanhã, com o Coral Grito; no domingo com a Orquestra Filarmônica do Ceará e Coral.
Segunda-feira será a vez da Christmas Band e Coral; terça-feira, Orquestra de Flautas e Coral da Universidade Federal do Ceará; quarta, Coral das Águas – CAGECE e Orquestra Jovem de Fortaleza; quinta, Coral da SEFAZ e Aparecida Silvino e Banda e, no encerramento, na sexta-feira, apresenta-se o Coral Coronline e a Banda do Corpo de Bombeiros.
Como se vê, um elenco de músicos, corais e orquestra foi formado para que o espírito natalino possa invadir o palácio do governo do Ceará, com noitadas gratuitas, quando crianças, jovens, adultos e o pessoal da terceira idade estão e vão continuar participando ativamente dos shows que se completam com a decoração do local que chama a atenção por sua beleza.
NA PRAÇA DO FERREIRA – O espírito de Natal continua todas as tardes na Praça do Ferreira e adjacências. Depois de refeita após incêndio, a grande árvore de Natal, toda decorada e feericamente iluminada com luzes multicores, é admirada e aplaudida pelas milharfes de pessoas que por lá passam. A partir das 16 horas, continua recebendo aplausos do público o coral de 150 crianças do Coral de Luz que se posta diante das janelas do Excelsior Hotel, entoando lindas canções temáticas alusivas ao Natal. E continuando a festa, há variados shows artísticos, noite a dentro.
NA CATEDRAL – No último dia 11, no Domingo de Luz, a Catedral Metropolitana de Fortaleza transformou-se mais uma vez num grande teatro. O principal templo católico da cidade esteve lotado com pessoas de idades varidas, as quais se deliciaram com um concerto de alta qualidade, sob a responsabilidade de grande orquestra sob a batuta do maestro Poty Fontenelle e do Coral Noite de Belém constituído por 120 participantes..
A produção artística reuniu também, mais de 50 profissionais – jornalistas, publicitários, apresentadores, decoradores, produtores e técnicos de imagem e som, contando também com a participação de representantes de nossa sociedade. Com duas horas de duração e um repertório com as mais belas músicas natalinas e aberto ao público, sendo transmitido para vários países em tempo real via internet.
VISITA ÀS OBRAS DO EXPOCEARÁ
o último dia 9, à tarde, acompanhada dos secretários de turismo e especial da Copa, Bismarck Maia e Ferrúcio Feitosa, uma comitiva da FIFA fez uma visita técnica ao Centro de Eventos do Ceará (CEC) com objetivo verificar as instalações do equipamento.
De acordo com o secretário Bismarck Maia, o novo espaço para feiras e eventos do Estado já conta com 91,09% das obras físicas concluídas e ficará pronto até abril de 2012. Após concluído, o Centro de Eventos do Ceará será considerado o segundo maior da América Latina, com capa cidade para receber até 30 mil pessoas em um único evento.
Complementar às obras do Centro de Eventos do Ceará, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e à melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras subterrâneas (túneis), de 9,5 metros de largura. Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o Centro de Eventos e equipamentos vizinhos. Orçada em R$ 94.662.962,62, a construção destes túneis já se encontra com cerca de 78,05% das obras executadas.
Com o objetivo de verificar o andamento dos trbalhos da DExpoCearé, um grupo de 60 associados e representantes do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos-CE) participaram de uma visita ao local e avaliaram as instalações do equipamento.
De acordo com o secretário Bismarck Maia, o novo espaço para feiras e eventos do Estado já conta com 91,09% das obras físicas concluídas e ficará pronto até abril de 2012. Após concluído, o Centro de Eventos do Ceará será considerado o segundo maior da América Latina, com capa cidade para receber até 30 mil pessoas em um único evento.
Complementar às obras do Centro de Eventos do Ceará, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e à melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras subterrâneas (túneis), de 9,5 metros de largura. Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o Centro de Eventos e equipamentos vizinhos. Orçada em R$ 94.662.962,62, a construção destes túneis já se encontra com cerca de 78,05% das obras executadas.
Com o objetivo de verificar o andamento dos trbalhos da DExpoCearé, um grupo de 60 associados e representantes do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos-CE) participaram de uma visita ao local e avaliaram as instalações do equipamento.
EX-PRESIDENTE DO RECIFE CVB RECEBEU HOMENAGEM

Com vertentes em capacitação dos profissionais que atuam à frente dos equipamentos turísticos locais com as melhores práticas no atendimento ao turista gay e na promoção do destino a nível nacional e internacional, o projeto Friendly destacou o estado de Pernambuco como um dos mais fortes destinos no Brasil para o visitante LGBT. “A comunidade LGBT é de grande expressividade no mundo e sempre avaliei o estado de Pernambuco como um destino bastante atrativo para esse público, já que itens como cultura, gastronomia ímpar, sol e mar, compras, além de uma cena noturna significativa e um público gay bastante atuante”, diz Meira Lins..
O projeto 'Friendly LGBT. Pernambuco Simpatiza com Você' foi criado em 2009 e identifica os estabelecimentos associados e interessados em receber o turista gay com placas que exibem as cores do arco-íris, símbolo internacional do público LGBT
PERFIL – Grupo formado por 18 milhões de brasileiros, sendo 57% deles detentores de diplomação de nível superior. 36% deles são da classe A e 47% da classe B. Trata-se do mercado LGBT brasileiro, que possui um poder de compra de R$ 111 Bi anuais e chegam a gastar 30% a mais que os héteros em itens como lazer, saúde, estética e viagens.
MINISTRO PARTICIPA DE CONGRESSO EM FORTALEZA
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, marcou presença na tarde de ontem, 15, no Centro de Convenções do Ceará, no Congresso Brasileiro de Agroecologia. A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) é a promotora do evento, que está reunindo até hoje profissionais, estudantes e agricultores de todo o país e do exterior. O tema do evento é “Agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural”,
INVESTIMENTOS NO CEARÁ - Em julho, o ministro Florence lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 no Ceará. O plano destina R$ 650 milhões para ações do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Deste montante, R$ 350 milhões são destinados para operações de investimento e R$ 300 milhões para operações de custeio. Os recursos estão disponíveis nas instituições financeiras que operam com o Pronaf.
Dois outros importantes programas são o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que incentivam a produção e consumo dos alimentos livres de agrotóxicos. No Ceará ele foi reforçado, disponibilizando ao governo do estado e prefeituras municipais R$ 40,8 milhões.
O Sistema de Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) no Ceará já segurou mais de 83 mil empreendimentos em todas as safras (2004/2005 até 2011/2012). Nesse período, foram pagas 12,4 mil coberturas, o que corresponde ao valor de R$ 35,8 milhões. Este seguro resguarda os agricultores de prejuízos com fenômenos climáticos e pragas na lavoura.
111 ANOS – QUE BELO HORIZONTE!
Encavada entre montanhas, com visão para as serras do Curral e do Rola Moça, uma geografia singular e repleta de atrativos, Belo Horizonte chegou aos 111 anos no dia 12. Planejada com requintes de modernidade constante, ainda no momento passa por transformações importantes para satisfação da sua população. Está sem favor na primeira linha das capitais brasileiras, com largas avenidas, prédios e logradouros que se destacam pela funcionalidade. Belo Horizonte já foi indicada pela ONU como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo. Uai! Bem que o hospitaleiro povo mineiro bem merece uma capital como a sua. Que Belo Horizonte!
FESTEJOS - Vasta programação vem sendo cumprida nas comemorações dos 111 anos de Belo Horizonte. Destacam-se, entre tantos acontecimentos, a inauguração da Árvore de Natal flutuante da Pampulha (dia 11, às 20h30); a inauguração da Praça da Pampulha, dos centros culturais Jardim Guanabara, Padre Eustáquio e Salgado Filho; entrega das obras no entorno do Mercado Central; obras do Complexo da Lagoinha, com a liberação do viaduto sobre a nova trincheira; a X Volta Internacional da Pampulha.
A ÁRVORE - Na noite de 24 de dezembro, a Àrvore da Pampulha ganhará novos temas, em uma celebração ao Natal e um presente para a população belo-horizontina. Na noite de Ano Novo, 31 de dezembro,ela será cenário para a contagem regressiva da chegada de 2009.
A Árvore de Natal é um projeto realizado pela Prefeitura, com patrocínio do Banco Mercantil do Brasil. O projeto tem a assinatura da empresa PontoPlus. A montagem do enfeite teve início no dia 29 de outubro, às margens da lagoa.
86 CÂMERAS PARA MAIOR SEGURANÇA DO FORTALEZENSE
![]() |
Interior da sala de monitoramento |
Identificar ocorrências e acompanhar em tempo real o que acontece em vários pontos da cidade, é o objetivo do Circuito Fechado de TV que foi inaugurado no último dia 6, às 10 horas, pelo governador Cid Gomes e pelo secretario de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra. Também, registrar ocorrências e acompanhar em tempo real o que ocorre em vários pontos da cidade, melhorando o acesso da população à segurança.
São 86 câmeras localizadas em pontos estratégicos da cidade que vão dar apoio à segurança dos fortalezenses. Operacionalizada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a sala de monitoramento funciona 24 horas nos sete dias da semana na sede do Batalhão de Policiamento Comunitário (Bpcom). Os pontos elas estão instaladas foram definidos por meio de estudos estatísticos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
A nova ferramenta de segurança, dotadas de um sistema de áudio, cria oportunidade para que a população tenha acesso fácil e rápido à polícia.. Quando necessário, uma pessoa poderá acionar um botão instalado no local da câmara de vigilância e um alarme será disparado na sala de comando, identificado possíveis ocorrências e equipes de patrulhamento serão encaminhadas ao local. Da mesma forma há comunicação entre a sala de comando e o local. Através de alarmes sonoros a população será alertada e poderá se prevenir.
Além das 86 câmeras, a SSPDS terá equipamentos móveis de vigilância utilizando o mesmo sistema. São cinco câmeras ligadas a uma viatura com estrutura igual a da sala de vídeo monitoramento. Este sistema será usado em eventos com grande concentração de público. Os postes com as câmeras de vigilância também são dotados de um botão para comunicação entre o público e a viatura móvel.
A sala de vídeo monitoramento é composta de 10 bancadas onde as câmeras estão distribuídas por setores, já funcionando com o sistema utilizado pelo Ciops. As imagens são exibidas em um “vídeo wall”, com seis telas integradas de 46 polegadas, que permitem sua melhor visualização. Todas as imagens dos pontos fixos e móveis serão gravadas e arquivadas, podendo ser usadas na identificação posterior de indivíduos ou ação criminosa nos locais.
O CEARÁ CUMPRE AS METAS PARA A COPA DO MUNDO
O estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão) está ganhando feições mais modernas com a obra de reforma e adequação para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da 2014. Quem passa pela avenida Paulino Rocha já pode ver a primeira bilheteria do estádio. A estrutura faz parte da Etapa II, concluída em novembro. Atualmente, das quatro etapas da obra, duas estão prontas. De acordo com o último relatório do consórcio construtor, do dia 30 de novembro, o projeto já atingiu 50,09% de execução.
Em todo o Estádio Castelão, serão ao todo três novas bilheterias. A que ficou pronta é a maior delas. Tem uma área de 234 metros quadrados com 24 pontos de venda (guichês), salas de área técnica, gerência e dois banheiros. As duas outras bilheterias estão sendo construídas no edifício central, que faz parte da Etapa IV, e dispõe de 10 pontos de venda, cada.
As quatro etapas do projeto de reforma e adequação do Castelão desenvolvem-se simultaneamente. A primeira foi concluída no dia 20 de agosto e inaugurada oficialmente no dia 11 de novembro. Compreende estacionamento e praça de acesso do setor norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede da Secretaria do Esporte e do Departamento de Arquitetura e Engenharia. Na etapa II, estão estacionamento e praça de acesso setor sul e outras ações, como a primeira bilheteria e um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.
Com as etapas concluídas, Fortaleza é a primeira das doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 a atingir a metade da obra. Segundo o titular da Secretaria Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, Brasília, que vem em segundo, está com 42% de execução. Belo Horizonte, terceiro lugar, encontra-se com 40%.
As Etapas III e IV do Castelão vêm sendo trabalhadas simultaneamente e encerraram o mês de novembro com 38,34% e 13,29% de conclusão, respectivamente. A previsão para o final da obra é dezembro de 2012. Quando concluído, o nosso estádio será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. É o local de uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo, sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a brasileira. Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.
CONTAGEM REGRESSIVA - Na quarta-feira (14), às 9 horas, houve uma solenidade que simboliza o desejo do governo do Ceará de concluir, em dezembro de 2012, como vem prometendo, as obras do Castelão, o primeiro do país a ser totalmente habilitado para receber a Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014). Um grande relógio digital passou a funcionar na área externa do canteiro de obras, com o propósito de marcar a contagem regressiva do tempo até o mês prometido. Tem ele 3,33m de altura por 3,00m de largura e está situado na entrada da 2ª etapa das obras, na área externa do estádio.
JANEIRO: FÉRIAS CHEGANDO
divulgada Brasil afora e em alguns países estrangeiros, com apoio financeiro do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal (em menor escala) e de empresários que exploram os diversos segmentos do turismo local. A divulgação do potencial turístico cearense é motivo de elogios de nossa parte, pois sempre estamos a afirmar: turismo que não se anuncia, esconde-se.
Janeiro aproximando-se. Significa dizer época de férias. Estas lembram viagens a polos receptores de turistas que sabem receber bem e oferecer-lhes uma infra-estrutura de suporte, capaz de deixá-los satisfeitos e, além do mais, saírem divulgando os atrativos das localidades visitadas e da cultura prevalecente de suas comunidades.
Mas, se brasileiros e alguns estrangeiros ficam conhecendo o que o Ceará tem de belo, útil e agradável pelos veículos de comunicação de massa (rádio, jornal, televisão, revista, folder, outdoor, cartaz, banner e sites na Internet, o visitante, por outro lado, ao chegar a Fortaleza, depara-se com alguns senões na parte de infra-estrutura da cidade.
O turista, ao conhecer as praias, os ambientes de diversão pública, monumentos históricos, praças e outros atrativos decepciona-se com a sujeira, em suas imediações, as pichações, danificações nos monumentos e com a escassez de sinalização turística, sem falar de que algumas ruas da “Loira Desposada do Sol” não contêm placas nominativas.
O visitante elogia muito a hospitalidade do povo cearense, que gosta de receber visitantes, e os atrativos naturais, localizados no Litoral, Serra e Sertão. O artesanato, de modo geral, é alvo, também, de encômios, com afirmações do tipo: é criativo, original, variado, quer na parte de confecções, quer na modalidade couro, palha de carnaúba e sisal, sem falar de “souvenir”, encontrado no Mercado Central de Fortaleza, Centro de Turismo e em locais de visitação pública, a exemplo da Avenida Beira-Mar.
Bem! Ficamos por aqui. O espaço é limitado e o que escrevemos pode ferir a suscetibilidade de quem nasceu com a vocação de “lagartixa”, ou seja, viver sempre balançando a cabeça, concordando com tudo e com todos, mesmo que sejam algumas iniciativas prejudiciais ao desenvolvimento sustentável do turismo alencarino, mormente o de su
Antonio José -Diretor - Secretário da Abrajet-Ceará
CURTA CANOA ANUNCIOU OS PREMIADOS
![]() |
Cena da animação campeã O Céu no Andar de Baixo |
A sétima edição do Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada terminou no último dia 10, premiando os vencedores. Na categoria filme em 35 mm o curta de animação 'O Céu no Andar de Baixo', do diretor mineiro Leonardo Cata Preta foi o grande vencedor.. Na categoria vídeo o melhor foi 'Julie, Agosto, Setembro', de Jarleo Barbosa, de Goiás. Também recebeu a honraria de
melhor curta da Mostra do Minuto o vídeo 'Pedra ao Mar', de João Paulo Memória, aluno do 8º semestre do curso de Publicidade e propaganda da Faculdade Católica do Ceará – Marista
O já respeitado festival de Canoa Quebrada, no litoral sol nascente do Ceará, ocorrido entre os dias 5 e 10 passados, apresentou mais de cem produções audiovisuais, premiou os curtas em vídeo em oito categorias e os curtas em 35 mm em nove categorias, incluindo a de melhor filme
Os curtas em competição e os das demais mostras foram exibidos no município de Aracati. O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre moradores da região e turistas que lotaram o Pólo de Lazer de Canoa Quebrada, espaço a céu aberto no centro da vila, para assistir aos curtas-metragens nacionais e latino-americanos.
Antes da solenidade de premiação, o público também assistiu ao Moda Canoa, primeiro desfile promovido pelo Curta Canoa, em parceria com a Faculdade Católica. Este ano, os jovens cineastas de Canoa Quebrada e da vizinha Majorlândia filmaram, finalizaram e exibiram no festival, em duas mostras locais, 20 filmes com temas variados, muitos deles retratando o cotidiano da região.
A 15ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba começará no próximo dia 20, no Jangada Clube, localizado na orla da praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Nada menos do que 3.007 produtores paraibanos serão beneficiados com o salão, apresentando peças que identificam tipologias do artesanato da Paraíba, além de pratos específicos da gastronomia local.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba., vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e tem coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.
Nesta edição, o Salão dará destaque aos trabalhos em renda, trazendo como tema “Renda-se à arte”, com os trabalhos dos produtores paraibanos expostos seguindo divisões de alas, conforme a tipologia do artesanato que produzem: madeira, brinquedos populares, tecelagem, couro, cerâmica, fios, fibra, algodão colorido, osso, pedra, indígena, quilombola, xilogravura e cordel. Além disso, os trabalhos de habilidade manual e gastronomia terão espaços reservados.

Nos dias 24 e 31 deste mês, vésperas de Natal e de Ano Novo, respectivamente, o evento vai funcionar em horário especial, das 10h às 18h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atividades.
AMAZONAS É DESTINO DE TURISTAS JAPONESES
![]() |
a presidente da Amazonastur, Oreni Braga e o cônsul geral do Japão em Manaus, Hajime Naganuma |
Para facilitar e aumentar o fluxo de visitantes do Sol Nascente nos próximos anos, a Amazonastur lançou o Guia Turístico, Ecológico e Cultural do Estado em Japonês. A publicação da Empresa Estadual de Turismo teve seu pré-lançamento exclusivo para a imprensa amazonense no dia 30 de novembro, devendo distribuir a publicação a jornalistas especializados e agências turísticas nos próximos meses.
O Japão ocupa a sexta posição no ranking de nacionalidade dos turistas estrangeiros que visitam o Amazonas, sendo o terceiro destino mais procurado no País depois de Foz do Iguaçu (PR) e do Rio de Janeiro. Ano passado, o Estado recebeu 10.210 visitantes japoneses interessados principalmente no ecoturismo e no turismo de selva.
O cônsul geral do Japão em Manaus, Hajime Naganuma enfatizou o interesse dos japoneses em conhecer o estado, já que o Japão tem interesse muito grande nas “nações amazônicas” por causa da questão da preservação do meio ambiente e, por isso, estão vindo frequentemente à Amazônia.
Esta é a sétima tradução do Guia do Amazonas. Além do idioma japonês, a publicação já pode ser encontrada em inglês, espanhol, mandarim, francês, alemão e português. Também é uma ferramenta importante na promoção do Estado nas feiras internacionais do setor. Outras ferramentas utilizadas no trabalho de promoção são mapas ilustrados com os pontos turísticos de Manaus e do Estado, uma vasta folheteria com informações importantes e CD-ROM (para capacitação de operadores) e portal na internet, em dez idiomas.
A SÃO SILVESTRE COM NOVO PERCURSO
![]() |
São Silvestre 2010 |
A Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia do ano, cumpriu mais uma etapa para confirmar a evolução de seu novo percurso nesta que será a 87ª edição. O trajeto passou pelo processo de aferição para a competição que será realizada na tarde do dia 31 de dezembro pelas ruas da cidade de São Paulo e terá a capacidade de receber até 25 mil competidores.
A corrida apresenta a perspectiva de uma prova mais rápida em relação ao percurso anterior, em função principalmente da passagem por locais arborizados e com boa estrutura. Na questão da infra-estrutura, a chegada ao Obelisco do Ibirapuera será capaz de escoar 400 atletas por minuto.
Nos próximos dias, a organização da São Silvestre planeja confirmar mais detalhes importantes, como os números da altimetria da prova, que recebe novas subidas e descidas. Para a hidratação dos atletas, serão instalados sete postos de água. Por fim, a corrida ainda terá um local para atendimento médico a cada quilômetro, além de um hospital de 400 metros quadrados na linha final.
FOLIA DE REIS EM FESTIVAL DE PLANALTINA
![]() |
Brincantes da Folia de Reis reunidos em Planaltina |
Começou no último dia 8 o XI Encontro de Folias de Reis da região, com rezas, ladainhas, comidas típicas e danças que fizeram a animação da semana no Distrito Federal. Durante quatro dias, vinte grupos representaram Minas Gerais, Goiás e o DF em apresentações inéditas, que envolveram fé, tradição e cultura. Além das danças típicas, um dos pontos altos da festa foi o palco principal, por onde passaram cantores nacionais e locais. Logo na abertura, o público pode conferir o show de Almir Sater. Nos demais dias, artistas como Zé Mulato e Cassiano, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léo, Galvan e Galvãozinho, Márcio e Marcelo, e Flávio Brasil, Kleuton e Karen, Badia Medeiros, Vandeley e Valtecy, Diego e Gustavo, Luiz Faria e Silva Neto, e o Regional do Tico-Tico entre outros.
No intervalo das atrações, momentos de oração e confraternização. Os almoços e jantares dos foliões, representações teatrais e cantos de agradecimentos mantiveram a tradição da festa. O artesanato local também foi destaque em uma exposição. A organização do evento promoveu o concurso de presépios, com objetivo de incentivar os moradores a manter a tradição de montar a gruta em que Jesus nasceu. Os melhores trabalhos receberão prêmio de até R$ 2 mil.
A Folia de Reis comemora o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos vista pelas comunidades rurais. Iniciada em Portugal e trazida ao DF pelos candangos do Centro-Sul, a festa já faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo.
ENTRE MAIO E JUNHO O CONGRESSO DA ABRAJET
![]() |
Parque Edmundo Zanoni em Atibaia, SP |
A ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e sua associada de São Paulo definiram que o XXIX Congresso da entidade será de 31 de maio a 05 de junho de 2012, em Atibaia e Nazaré Paulista, duas cidades históricas do Interior paulista, distantes aproximadamente 50 km. da Capital.
No evento será cumprida uma vasta programação, com palestras e visitas a locais temáticos das duas cidades. Durante a realização da reunião do Conselho da entidade vão ser tratados novos e importantes temas relacionados à ABRAJET e, na Assembléia Geral, deverão ser eleitos os novos poderes da entidade para o biênio 2012/2013. Segundo se sabe, o jornalista Hélcio Estrela será candidato a renovar o seu mandato no pleito que se avizinha.
O local foi escolhido de maneira criteriosa pela Abrajet SP, para facilitar o acesso e deslocamento dos congressistas e pelo enorme potencial de atrativos turísticos, culturais e gastronômicos da região. Atibaia fica a apenas 40 quilômetros do aeroporto André Franco Montoro – em Guarulhos Cumbica e a 60 quilômetros da capital paulista. É conhecida por ter a festa do morango uma das mais tradiconais do país. O Resort Recanto do Teixeira, localizado em Nazaré Paulista, único hotel que funciona no sistema super All Inclusive receberá um grupo de jornalista da Abrajet por dois dias. Além disso, a prefeitura do Guarujá estará também recebendo um grupo de jornalistas interessados em visitar a cidade
HOSTEL BOUTIQUE REVITALIZA ÁREA EM PORTO ALEGRE
Porto Alegre possui desde dezembro um local de hospedagem bom, barato e elegante, charmoso e bonito. É o HI Porto Alegre Hostel Boutique, com capacidade total de 60 leitos, divididos em 12 apartamentos, sendo seis privativos e seis coletivos, estes com quatro e seis camas.

Com uma proposta diferenciada o Porto Alegre Hostel Boutique foi idealizado por Carlos Augusto Silveira Alves , presidente da Hostelling International – Brasil e sua filha Bibiana, que garimparam idéias e conceitos em hostels do mundo para abrir seu empreendimento. O Salão do café da manhã, transforma-se num Bistrô e Brusquetteria no final da tarde, espaço ideal para troca de experiência entre os hóspedes e pessoas da própria cidade.
REFORMA NO CENTRO DE TURISMO DE NATAL
O Centro de Turismo de Natal (foto), Grande ponto de visitação para compra do artesanato potiguar, tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural, será totalmente reformado e ampliado. Os recursos já estão garantidos pelo Prodetur Nacional, e o Governo do Estado, através de um convênio firmado pela Setur e o Ministério do Turismo, já contratou a empresa que iniciou o desenvolvimento do projeto de arquitetura, urbanização e engenharia.

O Centro do Turismo de Natal é um espaço que comercializa em 38 lojas o artesanato potiguar e lembranças da capital do Sol, além de abrigar no seu interior uma galeria de arte, restaurantes e lanchonetes. O prédio do final do Século XIX, no estilo neoclássico, já abrigou no passado uma prisão.
QUIXERAMOBIM TRANSFORMADA EM CORREDOR CULTURAL
Desde ontem e até o próximo domingo, 18, a cidade de Quixeramobim será transformada em um corredor cultural com a realização da III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central, O Sertão Central do Ceará e milhares de visitantes se reunirão nas principais ruas da Cidade para assistir a apresentações de circo, dança, teatro, cinema, artes plásticas, folguedos tradicionais e outras atrações.
Esta terceira edição da Quiarte contém ações de formação, através de oficinas realizadas em escolas públicas da região na semana que antecedeu o evento.,
Entre as atrações deste ano, o III Salão de Artes Plásticas, reunindo obras de onze artistas da região; apresentações musicais, onde se apresentam artistas locais ao lado de grupos como Tribo de Jah, Ítalo e Renno e Dona Zefinha; espetáculos circenses; peças teatrais; mostra de filmes; roda de capoeira, além de manifestações tradicionais nas ruas de Quixeramobim.
O evento abrange a Praça da Estação, as ruas Monsenhor Salviano Pinto, Dr. Álvaro Fernandes, Cônego Aureliano Mota, Abílio Silva e Rua Dr. Gaspar., onde estão localizadas a Praça da Matriz, Salão Paroquial, Praça da Prefeitura, Casa de Antônio Conselheiro e o Memorial Antonio Conselheiro, bem como os principais prédios históricos do município.
Após a abertura, haverá uma programação permanente de exibição de filmes, no Salão Paroquial, e visitação do III Salão de Artes Plásticas, na Casa de Antônio Conselheiro.
A III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central é uma realização da Fundação Canudos, com produção executiva da J.A. LIMA Produções e conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Nacional Gás, Indaiá, Secretaria de Cultura do Estado, Assembléia Legislativa do Ceará, Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Ceará. Tem apoio cultural da Coelce e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim, Governo Federal, Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SEBRAE e SESC.
FALECEU O JORNALISTA HÉLIO CAVALCANTI
Recebemos comunicação da jornalista Cristina Lira, do Rio Grande do Norte, dando conta de que, na noite de anteontem, 14, faleceu ao 65 anos, em Natal, o jornalista Hélio Cavalcanti (foto), nome conceituado na imprensa de todo o Nordeste, sendo nos últimos anos responsável pela publicação do portal Destino Sol.
Hélio foi um dos pioneiros do jornalismo de turismo no seu estado e tinha incursões também em vários outros segmentos da mídia escrita e digital. Vastamente relacionado nos meios jornalísticos e na sociedade potiguar, nos últimos tempos vinha lutando pela sua saúde bastante fragilizada. O velório e o sepultamento ocorreram ontem, no cemitério Morada em Emaús
COLÓQUIO DAS MONTANHAS FAMOSAS DO CEARÁ
![]() |
Fala do Prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro |
O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades realizou, no Hotel Belas Artes, no último dia 13, no município de Quixadá, o I Colóquio das Montanhas Famosas do Ceará.
Na abertura , falou o secretário das Cidades, Camilo Santana, afirmando entre outros assuntos que o evento tinha como objetivo sensibilizar a população do município e demais participantes sobre o potencial dos monumentos naturais (Monólitos e Montanhas) para promover o desenvolvimento sustentável.
O Colóquio teve como tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade das Montanhas Famosas do Estado do Ceará”. Reuniu estudantes, pesquisadores, técnicos e gestores governamentais, lideranças comunitárias, representantes do terceiro setor (ONG's, OSCIP's, etc), além de empresários e a sociedade civil. Na pauta, a promoção e disseminação das discussões sobre o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade desses monumentos naturais.
Também participaram das discussões, a Secretária Geral para a América do Sul da WFMA, Mônica Amorim, o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte e o representantes do IFCE, Joselito Brilhante.
A Associação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro de 2009, em Lushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, monólitos de Quixadá, Serra da Ibiapaba e Serra da Guaramiranga, no Ceará; Monte Lushan, na China; Monte Tai, na China; Monte Hood, nos Estados Unidos; Geopark Bergstasse Odenwald, na Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, na Áustria; Monte Gambier, na Austrália; Chocolate Hills, nas Filipinas; Table Mountain, na África do Sul; Kilimanjaro, na Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, na Romênia; e Montanha Covasna, também na Romênia.
ELEITOS OS DIRIGENTES DO FORTUR E COMTUR
Na quara-feira última, 14, foram eleitos os novos dirigentes do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, integrantes da Chapa Unidade. O novo presidente é o dr. Moacir Soares, secretário-adjunto da Prefeitura. O vice-presidente, reeleito, é engº Pedro Carlos da Fonseca e a professora Circe Jane Teles da Ponte ficou na Secretária Geral.
FORTUR - Atendendo inúmeras solicitações, os dirigentes do Fórum de Turismo do Ceará - FORTUR, engº Pedro Carlos da Fonseca e adv. Edgar Sá (foto)foram reeleitos, também na quarta-feira última, como Coordenadores em novo mandato. Os demais membros integrantes da Chapa União, escolhidos por aclamação, foram a professora Circe Jane Teles da Ponte, Secretária Geral; adm. Rodolphe Trindade, Tesoureiro Geral; adv. Colombo Cialdini, Presidente do Conselho Fiscal, Cel. Francisco Garcez, 1º vice presidente, e o dr. Valmir Rosa Torres, 2º vice presidente.
FORTALEZA CONVENTION NEWS
CONVENTION BUREAU PARTICIPOU DO ENDETUR 2011
A Diretora Comercial do FC&VB, Celina Castro Alves, Participou do ENDETUR 2011 - Encontro Nacional de Destinos Turísticas, realizado no dia 3 de dezembro em São Paulo, no hotel Pergamon, Este encontro reunião vários Conventions Bureaux, bem como organizações de governança de destinos do Brasil. Segundo o promotor do evento, Aristides de La Prata Cury, o objetivo do encontro é tratar dos assuntos de interesse do trade turístico, com a perspectiva de otimitizar soluções para os problemas comuns entre Conventions.
SUCESSO NA ‘‘ NOITE DE FORTALEZA’’ NAS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL
A SETFOR – Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza em parceria com o Fortaleza Convention & Visitors Bureau, ABIH e TAM Linhas Aéreas realizaram três grandes eventos nas principais cidades do Brasil, com o objetivo de divulgar os projetos de infraestrutura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará na capital, para atrair eventos nacionais e internacionais. Em São Paulo a Noite de Fortaleza,homenageou a Prefeita Luiziane Lins e contou com a gastronomia do Colher de Pau e a Banda do Pirata que animou os convidados. No Rio de Janeiro os homenageados foram o humorista Chico Anysio e Walter Patriani Presidente da CVC e contou com a animação da Banda do Pirata. Em Brasília a atração foi o cantor Chico Pessoa e os homenageados foram o Ministro Ubiratan Aguiar e a TAM Linhas Aéreas. Os agraciados receberam do Fortaleza Convention Bureau e da SETFOR o troféu “Velas do Mucuripe”. Segundo o Presidente do FC&VB, Colombo Cialdini “Estes eventos são importantíssimos, pois dão uma dimensão do que a cidade de Fortaleza tem a oferecer aos turistas de negócios e de lazer”.
FORTALEZA SEDIA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO
O Presidente do Fortaleza Convention Bureau, Colombo Cialdini esteve presente na Conferência Internacional em Turismo, evento cujo tema principal foi: O turismo como indutor do desenvolvimento da inclusão social e da integração regional. Esta conferência organizada pelo BID, Unweto e Governo do Estado do Ceará, contou com a participação de palestrantes de renome internacional, que sem dúvida deram uma grande contribuição para o turismo de nosso estado que está num crescente processo de desenvolvimento. A Secretaria de Turismo do Estado ofereceu um jantar no La Maison Dunas aos palestrantes, representantes de entidades nacionais e internacionais, e a todo o trade turístico do Estado.
A Diretora Comercial do FC&VB, Celina Castro Alves, Participou do ENDETUR 2011 - Encontro Nacional de Destinos Turísticas, realizado no dia 3 de dezembro em São Paulo, no hotel Pergamon, Este encontro reunião vários Conventions Bureaux, bem como organizações de governança de destinos do Brasil. Segundo o promotor do evento, Aristides de La Prata Cury, o objetivo do encontro é tratar dos assuntos de interesse do trade turístico, com a perspectiva de otimitizar soluções para os problemas comuns entre Conventions.
SUCESSO NA ‘‘ NOITE DE FORTALEZA’’ NAS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL
![]() |
Entrega do troféu ‘’ Velas do Mucuripe’’ pelas autoridades presentes ao homenageado Ministro Ubiratan Aguiar. |
FORTALEZA SEDIA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO
![]() |
Eliseu Barros (Marina Park); Colombo Cialdini (FC&VB); Bismack Maia (SETUR) e Régis Medeiros (ABIH) |
Assinar:
Postagens (Atom)