Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

CANINDÉ: HOJE, ENCERRAM-SE AS FESTAS DO PADROEIRO SÃO FRANCISCO

Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio na homilia da
 Santa Missa de Encerramento da Festa de São Francisco das Chagas
Como acontece todos os anos de eleição, a tradicional e secular Festa de São Francisco, em Canindé, não se realizou de 27 de setembro a 4 de outubro. Seu início se deu somente no último dia 6,  quando já às 3 horas da madrugada. grande multidão já estava à espera do ato solene inicial e outras milhares de devotos continuavam chegando. Eram os peregrinos, principalmente Franciscos e Franciscas, que enfrentaram longa jornada para render homenagens a São Francisco. Caminharam vários quilômetros para se fazer presentes no começo das comemorações da Festa do Pobrezinho de Assis, na cearense Canindé, marcada mais uma vez pela fé e devoção dos fiéis.. A bandeira franciscana permanece hasteada diante da Basílica até hoje, 17, quando se encerram os festejos com uma procissão. A estimativa da Polícia Militar é de que cerca de 10 mil devotos tenham participado da solenidade de abertura.
O ponto alto das festividades são as homenagens pelos 800 anos do Perdão de Assis onde os franciscanos mostram a importância desse carisma para o povo nordestino. Dez dias de homenagens ao santo que em vida imitou Jesus Cristo e se tornou o espírita mais evoluído da história. 
Durante a celebração da missa inicial, frei Marconi Lins, Pároco e Reitor do Santuário, lembrou aos moradores da cidade sobre a importância da boa hospitalidade aos peregrinos. “Abram suas portas para os romeiros. Vejam neles Jesus que chega à sua casa, portanto tratemos bem e sem abusos”, pediu o sacerdote durante a homilia.
Desde o início e até hoje os romeiros de São Francisco participam diariamente de missas e novenas. Depois, enchem as ruas da cidade passeiam e vão às compras e visitam o grande monumento. A grande procissão assinala o encerramento da festa. 
TRADIÇÃO - A devoção a São Francisco no local onde hoje está baseada a Basílica de São Francisco já existe há mais de 258 anos. A paróquia de São Francisco das Chagas, entretanto, deve completar dois séculos de existência em 2017.
De acordo com frei Joãozinho Sannig, a devoção a Francisco em Canindé tem raízes ainda no descobrimento do Brasil, com os frades que vieram acompanhando a comitiva de Pedro Álvares Cabral. “Alguns frades se instalaram em Recife e andavam nas regiões vizinhas, do Ceará e da Paraíba. Houve um momento em que os frades começaram a deixar em alguns locais os que chamamos de terceiros franciscanos, ou seja, pessoas que não eram padres, mas queriam seguir os ensinamentos de Francisco. Isso aconteceu em Canindé”, conta frei Joãozinho.
As caminhadas da madrugada que antecede a abertura da Festa de São Francisco têm origem no movimento das famílias de se reunirem para ir a Canindé pagar promessas. Com o passar do tempo, as comunidades foram se organizando e, por meio do rádio, passaram a anunciar para as mais distantes o local, a hora e o trajeto que deveriam seguir até o município de Canindé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário