Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ROTA DOS TROPEIROS - PARTE DA HISTÓRIA DA ABERTURA DOS CAMINHOS NO BRASIL

Igreja Matriz de São Gabriel da Virgem Dolorosa
Antes e durante a última Olimpíada, muitas cidades brasileiras estiveram em evidência, umas pelo fato de sediar competições, outras pelo fato de estar no roteiro da passagem Tocha Olímpica. Cerca de 325 cidades estiveram no roteiro, nas cinco regiões do País. Inúmeras delas, ao mesmo tempo em que despertavam para a monumental competição, também foram lembradas como locais para a prática de um turismo atraente e saudável. Dentre tantos, projetamos as da Rota dos Tropeiros, ao longo de uma saudável faixa do Paraná. 
HISTÓRIA MARCANTE – No início do século XVIII, em pleno Brasil Colônia, em Minas Gerais a riqueza era oriunda do ouro, enquanto no sul, no Paraná, floresceu, entre tantas atividades econômicas a venda de gado. Caminho das Tropas, Caminho de Viamão, Estrada do Sul ou ainda Estrada da Mata eram as rotas em que os peões percorriam num vai e vem constante.  O mercado final era em Sorocaba, São Paulo, e as viagens tornaram-se tradicionais e famosas até os meados da década de 1930. Com o florescer da modernidade, as estradas se tornaram bem estruturadas, o progresso chegou e o comércio do gado nas longas jornadas dos tropeiros, então executadas com destemor e bravura, mas com momentos especiais, também não mais prosperou. Ficaram as recordações de dias sem fim, da comida rústica porém gostosa à base do arroz, do feijão, da carne salgada desfiada e do uso do pinhão
ROTA DOS TROPEIROS – As tradições, a história e as heranças culturais herdadas das regiões na época dos tropeiros hoje são motivos de atração turística na Rota dos Tropeiros do Paraná. Vive-se no roteiro hoje, é verdade, maneira-se diferentes de viver, de alimentar-se. Contudo, revive-se os velhos tempos em programações em que há fortes lembranças da alimentação, do vestir, da religiosidade, das práticas medicinais e do folclore, enfim de uma época em que os tropeiros paranaenses trabalharam na construção de um Brasil maior. 
CIDADES – A Rota dos Tropeiros é grande e merece toda ela que os turistas a conheçam para sentir uma brasilidade ímpar. Apenas como sugestão, destaquemos as cidades que viveram os momentos da passagem da Tocha Olímpica: 
Fazenda Rio Grande, pertinho de Curitiba, foi o ponto de partida do revezamento da Tocha no Paraná. Localizada nas margens da BR-116, a cidade de apenas 26 anos teve origem em uma antiga fazenda nas nascentes do rio Iguaçu. Marcada pela colonização ucraniana e polonesa, tem entre seus pontos turísticos a Igreja Matriz São Gabriel da Virgem Dolorosa. Já o Centro de Tradições Gaúchas, é palco de eventos típicos como o rodeio crioulo.
Araucária, nas margens do rio Iguaçu, está integrada à Região Metropolitana de Curitiba. Além de polo industrial, a cidade mantém características agrícolas com opções de turismo rural. O Caminho de Guavira oferece contato com a vida no campo e a diversidade cultural dos imigrantes eslavos. Entre os atrativos estão rios, bosques, produção de flores, artesanato rural e gastronomia (doces, vinhos e queijos) - incluindo o típico café rural polonês. Vale visitar o Memorial do Imigrante, a Igreja de São Miguel e a Represa Passaúna. No Parque Cachoeira fica o Museu Tingüi-Cuera, com acervo da história local.
Campo Largo nasceu do pouso de tropeiros gaúchos entre a região Sul e São Paulo. Conhecida como capital da louça e da porcelana, a cidade tem forte influência dos imigrantes poloneses e italianos. E essa herança está presente na arquitetura, culinária e festas típicas. Entre os destaques: o chafariz centenário da Praça João Antonio da Costa-  que teria sido inaugurado por D. Pedro II -, o Museu Histórico, a Casa da Cultura, a Lagoa Grande, e a estância hidrotermal Ouro Fino, além da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e o antigo engenho de erva-mate, com o Museu do Mate.
Ponta Grossa oferece atrativos naturais, históricos e culturais, em meio à paisagem dos Campos Gerais do Paraná. O contraste do antigo com o moderno, a imensidão das belezas naturais e as manifestações culturais são decisivos no reconhecimento da cidade como polo turístico e cultural paranaense. Importante entroncamento rodoferroviário, a cidade tem suas raízes no tropeirismo e na pluralidade étnica dos colonos, símbolos históricos e marcos referenciais presentes no cenário urbano e seus atrativos.
A catedral de Sant'ana e a Igreja Transfiguração do Nosso Senhor (Ucraniana) estão entre os atrativos religiosos, além de monumentos variados, museus e centros culturais. Entre os eventos, destacam-se a Festa do Chope Escuro, a Münchenfest, com 10 dias de duração e atrações da cultura alemã; a Festa da Uva; o Rodeio dos Rodeios; e a Exposição Agropecuária.
Ponta Grossa também se destaca pelas gigantescas formações rochosas que mudam de cor conforme a hora e a incidência solar, no Parque de Vila Velha. Considerado um dos principais atrativos naturais do estado, o parque é composto por três elementos distintos: os Arenitos - formações rochosas variadas esculpidas ao longo do tempo pelas chuvas e ventos -; as Furnas - crateras naturais profundas, em formato de poços, com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) -; e a Lagoa Dourada, que brilha ao pôr do sol. A cachoeira da Mariquinha, com 25 metros, o Cannyon e a Cachoeira do Rio São Jorge estão entre outros atrativos naturais de Ponta Grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário