Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

NÃO PARTICIPAÇÃO NO 28º FESTURIS

Antonio Jose
Pres. Abrajet Ceará
Devido a tratamento de saúde, não nos programamos, para ir à cidade de Gramando, no Rio G. Do Sul, de 3 a 6 de novembro do corrente ano, com a finalidade de participar, a exemplo do ano passado, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -  Abrajet-Ceará –  do maior evento,  na área do Turismo, ou seja, o 28 FESTURIS (Feira Internacional de Turismo),  tão bem promovida pela competente empresária Marta Rossi/Zorzanello, e sua profissional equipe de trabalho. Conforme afirmam os organizadores, promotores e participantes, a Festuris mais que uma feira de negócios é uma feira de conhecimento, realizada, anualmente, no início de novembro, no Palácio dos Festivais de Gramado/Rio G. Do Sul, a ser aberta pelo Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltão. A Abrajet-Ceará estará representada pelo seu diretor de Ética, jornalista José Carlos de Araújo, também editor diretor do jornal on line Rota do Sol Turismo.
Lamentamos mesmo não poder reviver os momentos de satisfação e de enriquecimento cultural, também em assuntos turísticos, ao assistir às palestras técnicas no decorrer do evento. Perdemos ainda  por não visitar os novos atrativos turísticos de Gramado, presenciar a cidade, com adornos natalinos, provar da cozinha regional,  tomar um bom vinho gaúcho, ir a vários restaurantes na denominada rua coberta e   adjacências, passear de pedalinhos no Lago Negro, comprar roupas de frio e lindas peças artesanais, chocolates. Enfim, rever colegas de imprensa, contatar com os organizadores e promotores desse marco no Turismo do Rio G. Do Sul.
Confessamos ter ficado extasiado, quando chegamos a Gramado e ter presenciado uma cidade a esnobar belezas naturais, limpeza pública, nas ruas e avenidas, todas bem arborizadas, o policiamento, bom fluxo de transportes particular e coletivo, pessoas (crianças, jovens e idosos), de vários recantos do Brasil e de países estrangeiros, vivenciando momentos especiais e desfrutando temperaturas, às vezes, muito baixas, como se ocorrem em localidades de clima frio.
 Quem é do Nordeste, acostumado com o clima quente, ao visitar Gramado, no supracitado período do ano, sente-se obrigado a usar indumentária apropriada, mormente quando a temperatura fica abaixo dos 20 graus.  A impressão que se tem, em se tratando de marinheiro de primeira viagem, é que se está fora do Brasil, a começar pelo fenótipo de seus habitantes, descendentes de italianos, de alemães e de outros países europeus. A cidade prima pela arborização, o traçado de suas ruas e avenidas, as edificações em estilo colonial, ao moldes da arquitetura de uma cidade europeia.
Bem! Abordemos, agora, algumas atividades do FESTURIS, divulgadas pela mídia, blogs, e redes sociais. Na  verdade,  é uma oportunidade ímpar, para serem debatidos temas relevantes para o Turismo com importantes painelistas.  Ressalte-se que, no formato de talk-show, o tema central deste ano é: “Inovação, Competitividade, Expansão e Gestão na era da Economia Compartilhada”. Como parte da programação, vale destacar, dentre as as atividades e conferências, as seguintes: Feira de Negócios Festuris; Capacitações Festuris; Integração das Fronteiras Potencializando a Economia Compartilhada; A Evolução das Tecnologias para Atender os Diferentes Nichos de Mercado; Generalista ou Especialista?; Qual o Caminho a Seguir, para Aumentar a Competitividade; Legalização de Jogos e o Impacto sobre a Atividade Turística; O Cliente como Protagonista no Redesenho do Negócio; Blogs São a Primeira Parada no Planejamento do Turista. Como seu Negócio Entra nessa Viagem?. Fórum do Turismo Rural: Dinamização e Inteligência Comercial do Turismo Rural, Comunitário, Equestre e Natural da América Latina, para alguns assuntos a serem apresentados no decorrer do evento. Com saudades e encalistrado, acompanharemos, pelos meios de comunicação, o que acontecerá de útil e produtivo no 28º FESTURIS.

Um comentário:

  1. Sentiremos a sua falta, prezado amigo ! Desejamos uma pronta recuperação. Grande abraço. Sierra e Marisa. Jornal Sierramar

    ResponderExcluir